A eficácia da prática pedagógica passa por muitas variáveis. Se, em certas situações, a criação de rotinas é desejável, pois permite a sistematização de conceitos, noutras é aconselhável a diversificação de metodologias, pois propiciam o reforço da motivação e a abertura de novos caminhos. Como em tudo na vida, o segredo está no equilíbrio.
Em Língua Portuguesa, na turma do 3.º ano, hoje os alunos desenvolveram algumas actividades que visavam o desenvolvimento da consciência fonológica. Vejamos uma delas, organizada da seguinte forma:
1.º momento - O professor escreve algumas palavras no quadro (bola; mapa; penso; …). Depois pede aos alunos que substituam, em cada palavra, um único som por outro, de forma a obterem uma palavra com um significado diferente.
2.º momento – Os alunos são organizados em grupos, sendo-lhes fornecida uma lista de palavras nas quais falte um som. Em seguida é-lhes solicitado que preencham a lacuna com um som, explorando todas as possibilidades, de forma a obterem, em cada caso, várias palavras com significados diferentes.
3.º momento – Os membros de cada grupo – à vez – lêem as palavras obtidas, sujeitando-as à aprovação de toda a turma.
Ganha a equipa que encontrar maior número de soluções.
2.º momento – Os alunos são organizados em grupos, sendo-lhes fornecida uma lista de palavras nas quais falte um som. Em seguida é-lhes solicitado que preencham a lacuna com um som, explorando todas as possibilidades, de forma a obterem, em cada caso, várias palavras com significados diferentes.
3.º momento – Os membros de cada grupo – à vez – lêem as palavras obtidas, sujeitando-as à aprovação de toda a turma.
Ganha a equipa que encontrar maior número de soluções.
Exemplo da operacionalização do segundo momento:
lata....... ...... .marta.......... .. . mola.......... . . _ente
bata....... ...... .carta.......... .. . mala.......... . . _ente
mata....... ..... .farta............ .. mula.......... .. . _ente
data........ ..... .parta......... . . .mila........... . .. _ente
gata...... .. .... .sarta....... .. .. ..m_la.......... ... _ente
nata....... .... .._arta....... .. . . .m_la.....,,.... . . _ente
pata....... .... .._arta...... ... .. . m_la............. . _ente
ponte........ . ..cisco......... .... . casca............... norte
monte...... .. ..disco....... . .. .. tasca................ corte
fonte....... .. ...fisco.......... . ... lasca................. sorte
conte...... .... ..pisco....... ...... masca............... forte
_onte..... ... .. bisco........ ..... rasca................. porte
_onte..... .... . visco....... ... .. basca................ morte
_onte........ . . risco........ ... . _asca................. _orte
pomba.. ...... ..parta... ....... .. lote.................. sesta
bomba.... ... ...pauta..... ...... .pote................. cesta
lomba.... .... ...pasta.......... . . bote...... .......... festa
comba..... . ....pacta....... .. . . dote................. nesta
tomba..... .. ...pa_ta......... .. . mote................ desta
zomba...... . .. pa_ta.............. note................. lesta
_omba.... .. ....pa_ta.............. vote................. testa
bata....... ...... .carta.......... .. . mala.......... . . _ente
mata....... ..... .farta............ .. mula.......... .. . _ente
data........ ..... .parta......... . . .mila........... . .. _ente
gata...... .. .... .sarta....... .. .. ..m_la.......... ... _ente
nata....... .... .._arta....... .. . . .m_la.....,,.... . . _ente
pata....... .... .._arta...... ... .. . m_la............. . _ente
ponte........ . ..cisco......... .... . casca............... norte
monte...... .. ..disco....... . .. .. tasca................ corte
fonte....... .. ...fisco.......... . ... lasca................. sorte
conte...... .... ..pisco....... ...... masca............... forte
_onte..... ... .. bisco........ ..... rasca................. porte
_onte..... .... . visco....... ... .. basca................ morte
_onte........ . . risco........ ... . _asca................. _orte
pomba.. ...... ..parta... ....... .. lote.................. sesta
bomba.... ... ...pauta..... ...... .pote................. cesta
lomba.... .... ...pasta.......... . . bote...... .......... festa
comba..... . ....pacta....... .. . . dote................. nesta
tomba..... .. ...pa_ta......... .. . mote................ desta
zomba...... . .. pa_ta.............. note................. lesta
_omba.... .. ....pa_ta.............. vote................. testa
A coluna _ente foi deixada por preencher de forma intencional. Sabendo nós que houve alunos que descobriram nove palavras nesta coluna, fica o desafio: que possíveis palavras são essas?
.
5 comentários:
gente,mente,sente,quente,lente sao algumas palavras que eu escrevi e que agora digo.
Micaela Amaral
eu não digo... rsrsrs
Gostei... Força, a pensar!
Abraço e beijos
dente-gente-lente-mente-pente-quente-rente-sente-tente
Não digo porque não me apetece pensar agora. Pois se pensar, queimo os meus últimos neurónios. rsrsrs...
P.S.:Já estou a fazer o prometido, Sr. Professor Agostinho.
Até amanhã! Beijinhos da xana.
Micaela#
Bom esforço, mas sei que podes fazer melhor.
Delfim# Obrigado por aparecer. Um abraço.
Anónimo# Parabéns!
Xana# Cumpriste, sem dúvida, mas para a próxima vais ter mesmo que pensar, está bem?
A propósito de neurónios, eles só queimam se não os usarmos, sabias?
Bjs.
Enviar um comentário