quinta-feira, 5 de maio de 2016

VISITA A GOUVEIA

.
.
No dia 3 de maio fomos a Gouveia visitar o Parque Ecológico. Fomos no autocarro da C. M. F. junto com os nossos colegas do 1.º ano.
Quando lá chegámos lanchámos e tivemos a companhia duma cadela chamada Urze.
A guia Bruna começou por explicar o que eram as sikas e depois mostrou-nos os chifres, que também se podem chamar hastes, galhos, armações ou cornos. 
Em outubro os veados machos lutam entre eles para escolherem a fêmea, vindo a nascer os filhos a partir de janeiro.
As hastes destes animais dizem a sua idade. As fêmeas destes animais sabe-se a sua idade pelos dentes.
Fomos ver a raposa mas ela escondeu-se. Em seguida visitámos os javalis, a gralha, o pónei, as codornizes, as caturras, os coelhos, os veados ao longe, as cabras, os cães Serra da Estrela. A Bruna (guia) disse que os filhos dos javalis se chamam javardos e as fêmeas chamam-se javalinas.
Continuámos a nossa visita vendo: os bambis (na primavera têm as pintas brancas para se camuflarem com as flores), as tartarugas (de água e terrestres), a égua, a burra, os patos, os pavões e os faisões.
.
.
Fomos almoçar e continuámos a visita ao CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). Os animais doentes vêm a este Centro para serem curados. O senhor veterinário mostrou-nos várias coisas relacionadas com as aves: penas, crânios e anilhas. Em seguida fomos visitar as corujas e finalmente vimos um falcão a ser libertado pelo nosso professor.
A seguir viemos para o autocarro e regressámos para a nossa escola.
Esta visita foi muito importante porque aprendemos muito acerca dos animais.
.
Turma 19 (3.º ano) - Texto coletivo
.
.

3 comentários:

Alexandra 4° ano disse...

Uau!

Alexandre disse...

Os animais são muito divertidos.

Guilherme 4°ano disse...

Concordo!