terça-feira, 26 de abril de 2016

DONOS E BICHOS

.
Numa atividade de escrita criativa, esta foi a imagem apresentada à turma do 4.º ano: um cão, o dono do cão, um(a) macaco(a) e o(a) dono(a) do(a) macaco(a). A partir do título "Donos e Bichos" e destas quatro personagens, cada aluno criou uma história a seu gosto. 
.
.
Era uma vez uma pobre senhora, chamada Albertina, que vivia com a sua macaca de estimação, a Rebeca.
Todos os dias iam ao parque, um lugar cheio de árvores, mesmo ao gosto da Rebeca.
Certo dia, estavam Albertina e Rebeca sentadas no banco do parque, quando apareceu o senhor Alberto com o seu cão, o Traquina. Toda a gente sabia que o Alberto e a Albertina não se davam muito bem e assim que se viram começaram logo a discutir. Enquanto discutiam, os seus animais de estimação brincavam no parque: a Rebeca andava de ramo em ramo e o Traquina dava cambalhotas e mais cambalhotas.
O cão Traquina e a macaca Rebeca não gostavam nada que os seus donos passassem as tardes no parque aos berros e, nessa noite, a macaca da velhota Albertina e o cão do Alberto encontraram-se às escondidas.
- Olha lá, ó Traquina, nós temos de ajudar a minha dona e o teu dono a serem amigos! É que não há macaco que aguente tanta macacada! - disse a Rebeca.
- Tens razão, Rebeca, temos de fazer alguma coisa.
No dia seguinte, a macaca e o cão fingiram que queriam ir ao parque fazer as suas necessidades. Quando lá chegaram, os seus donos encontraram-se novamente e, quando a discussão ia começar, o Traquina começou a ladrar e a Rebeca a guinchar. Atrapalhados, o Alberto e a Albertina nem uma palavra disseram e os animais calaram-se. Passados alguns minutos, a discussão parecia que ia começar novamente e os animais voltaram a fazer ouvir as suas vozes. Isto passou-se várias vezes. Até que, a certa altura, a velhota disse de uma vez por todas ao Alberto:
- Olhe, senhor Alberto, por que é que nós estamos sempre zangados um com o outro?
- Pois é, se até os nossos bichos, que são tão diferentes, se conseguem entender, nós também podemos ser amigos!
.
Texto: Diogo Monteiro - 4.º ano
.

2 comentários:

Sara Marques disse...

Adorei a história Diogo!

Guilherme 4°ano disse...

Tens jeito para fazer histórias Diogo!!!