sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PRIMEIROS SOCORROS COM A ENFERMEIRA SOFIA

.

.

O saber não ocupa lugar, todos nós sabemos isso e, quando se trata de cuidados com a saúde, quanto mais soubermos sobre o nosso corpo, melhor.
Às vezes, e para além das importantes medidas de prevenção, os acidentes acontecem. Quando já não se podem evitar, há que atuar.
Como agir após um acidente - hemorragias, ferimentos ligeiros, queimaduras, desmaios... - de forma a prestar os primeiros socorros?
Foi este o tema que nos levou a convidar a dedicada enfermeira Sofia, mãe do Afonso.
Fazendo-se acompanhar da caixa de primeiros socorros, a enfermeira Sofia interagiu com as nossas crianças cativando-as, desde logo, com a sua delicadeza e simpatia. Solidários na procura do saber e na partilha de situações já vividas, os nossos pequenotes, cúmplices da atuação da nossa convidada, envolveram-se na simulação de pequenos acidentes e entregaram-se aos cuidados da enfermeira Sofia que enriqueceu aprendizagens ensinando-lhes gestos e atitudes que fazem toda a diferença.
Com todo o gosto a receberemos de novo, pois a sua experiência e profissionalismo, a sensibilidade e a ternura de quem, acima de tudo, se entrega na ajuda aos outros enalteceram e valorizaram o objetivo da sua presença na nossa escola.
Muito obrigada, senhora enfermeira, e até à próxima sessão! :)
.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

É muito bom ver os nossos pequeninos tão interessados e atentos. Nunca se sabe quando estes ensinamentos podem ser úteis. Pelo sim, pelo não, agora eles já sabem o que fazer! Obrigado e beijinhos para a nossa enfermeira.

Aldina Correia disse...

Muito boa iniciativa, pena não ser extensível ás turmas de 2º e 4º ano.

AC disse...

É sempre bom ver o interesse que despertam as atividades que por aqui se desenvolvem, é sinal de que a nossa comunidade educativa vive duma forma muito particular o dia a dia da sua escola.
É do conhecimento geral que a EB1 Aldeia de Joanes, de uma forma equilibrada, tem tido a preocupação de promover, com alguma regularidade, eventos que sejam transversais às quatro turmas. E, estou convicto, não é necessário exemplificar. Há, no entanto, que salvaguardar os conteúdos programáticos de cada ano, sujeitos a prévia planificação, e da exclusiva responsabilidade de cada professor titular de turma. Cada ano de escolaridade tem a sua especificidade, e muito trabalho há que desenvolver durante o ano. No caso em questão, a vinda da enfermeira Sofia à escola, a turma do 3.º ano andava a tratar, na disciplina de Estudo do Meio, as regras de primeiros socorros, e a professora tomou a iniciativa de convidar uma enfermeira, que é, em simultâneo, encarregada de educação dum aluno da turma, para melhor desenvolver o tema. Aceite o convite, a professora resolveu, e bem, propor que os alunos da sala ao lado, no caso os do 1.º ano, assistissem também à sessão. Foi uma simples questão de partilha, valor que por aqui gostamos de cultivar, tal como as outras duas turmas, pela sua proximidade, partilham outras atividades. É assim que deve ser, é assim que nós fazemos.
Obrigado pelo comentário, ele permitiu esclarecer algumas dúvidas que, por vezes, possam surgir.

Um Feliz Natal!

Guilherme Duarte 3º.ano disse...

O nosso 1ºano habitou-se logo à escola e adoraram o senhor professor Agostinho e com muita brincadeira a iniciada.É que a escola EB1 Aldeia de Joanes é tão incrível que não posso resistir ao seu grande amor.O 3ºano já é muito habituado à escola e o 4ºano é o mesmo menos alguns meninos que não estavam cá.Para todos os meninos do 3ºano não se esqueçam de dar os parabéns a senhora professora Júlia!Já tenho muitas saudades de todos vocês.BOAS FESTAS ATÉ PARA O ANO E BONS ESTUDOS.

Anónimo disse...

Pois é Guilherme, temos que TODOS dar os parabéns à senhora professora Júlia Maria Bento, pois ela:

É professora.
Gosta de nós.
Brinca connosco.
Aprendemos com ela.