quinta-feira, 31 de maio de 2012

VISITA DE ESTUDO - PROGRAMA

.
As visitas de estudo, pela sua particularidade, constituem sempre um momento apetecível para qualquer aluno. Eles valorizam bastante a parte lúdica, mas uma visita deste género vai para lá desse âmbito. Basta referir, à laia de exemplo, a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento da sociabilidade.
Este ano a opção contemplou as vertentes científica e histórica, o que se traduziu, na prática, pela visita ao Parque Temático de Astronomia, do Centro Ciência Viva de Constância, e ao castelo de Almourol.
Mas atentemos no programa.
.
7:20 - Concentração dos alunos na escola
7:30 - Partida
8:30 - Pequeno almoço
10:30 - Visita ao Centro Ciência Viva de Constância
.

Centro Ciência Viva de Constância
.

Integrado na rede dos Centros Ciência Viva, o “Centro Ciência Viva de Constância - Parque Temático de Astronomia” possui um considerável número de equipamentos instalados ao ar livre, num ambiente de intensa arborização. O convívio com a ciência neste centro proporciona, simultaneamente, um pleno contacto com a natureza. Este Centro é composto por um edifício principal com auditório, observatório, planetário e vários módulos exteriores (uma representação do Sistema Solar, um Globo Terrestre com cerca de 2 metros de diâmetro, um Carrossel representando o Sol, a Terra e a Lua, uma Esfera Celeste com aros de 7,5 metros de diâmetro e um Relógio de Sol Analemático).
.
12:30 - Almoço no Horto de Camões (Constância)
14:30 - Travessia de barco
14:45 - Visita ao Castelo de Almourol
.
Castelo de Almourol
.

Elevando-se no meio do Tejo, o Castelo de Almourol é o ex-líbris do Concelho de Vila Nova da Barquinha.
A originalidade do local onde foi edificado torna-o alvo das mais variadas lendas envolvendo-o numa auréola misteriosa. Cercado pelas águas do rio, destaca-se num maciço granítico de uma ilhota do Tejo. É um afloramento com a altitude de 18 metros sobre o nível de estiagem, com 310 metros de comprimento e 75 de largura máxima. Tufos de vegetação, à sua volta, completam o deslumbrante quadro paisagístico.
A fortaleza foi reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171. Foi inspiração de poetas e romancistas. Várias lendas correm em romances e livros de cavalaria, ligadas a esta fortaleza. Francisco de Morais, na crónica de Palmeirim de Inglaterra situa ali o rapto das princesas Polinarda e Miraguarda, e o combate entre o Palmeirim e o Cavaleiro Triste. Com os castelos de Ceras (Tomar), do Zêzere e da Cardiga, constituída um dos baluartes da cintura defensiva do Tejo. Era por conseguinte um dos elementos de grande importância estratégicos nos tempos conturbados da Reconquista Cristã.
A nossa atenção prende-se principalmente na Torre de Menagem que se ergue altiva neste recinto. Acima da janela vê-se a cruz patesca que foi a primitiva insígnia adoptada pelos Templários. A As características arquitectónicas da construção são muito semelhantes às fortalezas medievais existentes no nosso país: dois recintos comunicáveis rodeados por muralhas encimadas de ameias e alcançadas através de um pavimento para os guerreiros, dez torreões com seteiras e ameias e uma torre de menagem no segundo recinto. Prosseguindo, chegamos a outra porta servida por degraus e encimada por uma inscrição e que nos conduz à parte central da edificação. As largas muralhas que nos envolvem são servidas por uma escadaria de pedra que dá acesso ao coroamento da muralha.  
A exótica visita a este castelo implica um despertar dos sentidos. Do cheiro dos salgueiros aos assobios dos melros e o som da água batendo nos rochedos do velho castelo transporta-nos para um mundo de calma e tranquilidade onde a beleza natural é rainha.
in http://www.arhtejo.pt/web/guest/castelo-de-almourol
.
17:00 - Lanche
20:00 - Chegada a Aldeia de Joanes
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei da visita de estudo.
Adorei visitar o Castelo de Almourol,o centro de ciência viva de Constância e de andar de barco.
Foi uma visita interessante.


Carolina 3ºano