quarta-feira, 16 de maio de 2012

UNGALI

..
.
UNGALI... UNGALI... UNGALI...

Mas, o que poderá significar esta palavra? O que poderá ser? O que te faz lembrar?
Foi isto mesmo que perguntámos aos alunos do 2.º ano, em mais uma sessão de leitura do nosso projeto "Um Livro, Um Tesouro". Acreditem, não faltaram ideias! Aqui deixamos algumas:
.
Eu acho que é o nome de um extraterrestre, porque é uma palavra estranha e esquisita.
Francisco Araújo
.
Para mim, "Ungali" é o nome de um jogo, porque me faz lembrar um jogo.
Laura Adriano
.
"Ungali", deve ser uma poção mágica. Também pode ser uma espécie de jogo. Ou talvez um macaco ou uma galinha.
Fábio Reis
.
Esta palavra, para mim, pode ser o nome de uma cidade.
Thomaz Sousa
.
Eu penso que "Ungali" é o nome de um jogador de futebol, porque parece um nome inglês.
José Pedro
.
.
Ai! Ai! Dói-me tanto a barriga! Acho que vamos todos morrer!
Não, não! Era o que mais faltava ficarmos aqui parados sem fazer nada! Tem de
haver comida e água em algum lugar! Não podemos ficar aqui de patas cruzadas.
.
Para perceber o verdadeiro significado da palavra "Ungali", os alunos do 2.º ano tiveram de "viajar" até à selva africana. A escritora Elsa Serra coloca-nos perante um enorme problema, desencadeado pela falta de chuva. Como consequência, os rios e as plantas secaram, e os animais da selva ficaram sem água e sem comida. Como será que vão resolver este problema? Qual será o animal mais corajoso, que salvará todos os outros? Serão eles suficientemente unidos e persistentes para lutarem pela sua sobrevivência?
Só no final da leitura deste livro, uma história baseada num conto tradicional do Quénia, é que percebemos a verdadeira dimensão de uma palavra tão "estranha". Esta é uma história onde a magia acontece! E há tantos momentos mágicos à nossa volta...
.
.

2 comentários:

Rita Duarte disse...

Esta história foi muito engraçada!!!

Rita Duarte

Ema Bianca disse...

A prof.ª Julia quando disse Ungali eu não percebi....
Mas sim a história foi muito engraçada!!!!