quarta-feira, 2 de maio de 2012

UM LOBO PELA TRELA

.
"Um lobo pela trela", de Guido Visconti, é um livro recomendado para o 2.º ano de escolaridade. Este conto tradicional, baseado num divertido jogo de inteligência e lógica, põe à prova a esperteza do leitor e do protagonista que tenta, apesar das dificuldades e obstáculos que lhe são colocados, chegar com sucesso ao seu destino.
Por vezes, surgem situações que, à primeira vista, parecem difíceis de resolver, mas o importante é não desistir e continuar à procura de uma solução. Foi o que aconteceu com Osvaldo, o personagem principal desta história, ao ser confrontado com uma tarefa complicada: levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar mais difícil a sua tarefa, ele tinha de atravessar um rio numa barca pequenina e evitar que a ovelha comesse a couve e que o lobo comesse a ovelha. Após algumas tentativas sem sucesso, Osvaldo continuava a dar voltas e mais voltas à sua cabeça mas... "Se faço assim, a ovelha come a couve. Se faço assado, o lobo come a ovelha. Se faço assim e assado, a couve come o lobo. A couve come o lobo? Que digo eu? Estou a ficar doido?" Será que Osvaldo vai conseguir resolver o seu problema?...
Os alunos do 2.º ano divertiram-se e deram uma grande ajuda ao Osvaldo! No final da história, foram lançados mais dois desafios à turma. Aqui os deixamos, para quem quiser dar voltas à cabeça! 
.
1.º desafio
.
E se Osvaldo tivesse de atravessar o rio com:
"um burro,
um coelho gigante
e uma cenoura supergigante
que o burro e o coelho
adorariam trincar?"
.
Como faria?
.

2.º desafio
.
E se tivesse de levar:
"uma galinha gorda como um peru,
um ovo do tamanho de três bolas de futebol
e uma raposa a quem é preciso meter uma trela,
porque é gulosa por ovos e galinhas?"
.
Como faria?
..
.

3 comentários:

Rita Duarte disse...

NO primeiro desafio,o Osvaldo fazia assim levava a cenoura nom barco para o outro lado do rio,depois deixava-lo lá ,depois levava o coelho e levava o ovo,depois deixava lá o ovo e levava o burro, e depois voltava e levava o ovo e assim ninguém comia ninguém.Era fácil.

Rita Duarte

Rita Duarte disse...

DEscolpem o erro em levava o coelho e o ovo .È levava o coelho e trazia o ovo.

Rita Duarte

Turma do 2.º ano disse...

Gostámos muito deste desafio.
Queremos mais! :)