quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

YNARI, A MENINA DAS CINCO TRANÇAS

.
Ynari, A Menina Das Cinco Tranças, de Ondjaki, é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o 4.º ano de escolaridade. Segundo palavras do autor, "Para escrever uma história como esta, eu tive que espremer um sonho. Ora, espremer um sonho, como se sabe, não é uma coisa muito fácil de se fazer, pelo que, muitas vezes, pedimos ajuda aos nossos amigos, Por vezes, os nossos amigos não sabem que nos estão a ajudar, mas a verdade é esta: uma frase dita tem muita força, um abraço tem muito encanto, um olhar tem (pelo menos) mil gotas de sonho...". Ao longo da história, os alunos foram envolvidos numa viagem de sensibilidade e sabedoria, um persurso onde é possível inventar ou destruir palavras. Brincando com os sentidos da vida e da paz, Ynari redescobre uma palavra antiga cheia de magia nova: "amizade".
São palavras como "coração", "medo", "admiração", "guerra" e "permuta" que desafiam a escolha de cada um, redescobrindo e sentindo assim a sua (in)utilidade.
Será a palavra "explosão" uma palavra inútil? Pois, dependerá da situação em que for utilizada... Neste caso, torna-se muito útil se dissermos que esta história provocou nos alunos uma "explosão de alegria", principalmente porque Ynari, com a ajuda das suas cinco tranças, com magia e ternura, pôde mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras...


Ilustração: Beatriz Mendes - 4.º ano
.

2 comentários:

Ema Bianca disse...

Parabéns Beatriz Mendes...
Gosto muito do teu desenho!!!!!





Beijinhos.

Leonor Batista disse...

Gosto muito do teu desenho Batriz
Mendes parabéns.