segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA - 1

.
Os alunos do 4.º ano, entusiasmados com o estudo do ciclo da água, trouxeram para a sala de aula algumas experiências que se podem fazer utilizando água e outras substâncias.
O Guilherme Lourenço, vestindo a rigor o traje de cientista, apresentou à turma uma reação química entre o ácido tartárico (que se encontra na natureza em muitas plantas, por exemplo na uva, na amora...) e o carbonato de sódio (sal branco e translúcido). Os colegas lá tentavam lançar hipóteses sobre o resultado da experiência. Alguns diziam que a água ia solidificar, outros que a água ia evaporar ou entrar em ebulição... Bem, para averiguar a veracidade das hipóteses apresentadas, o melhor foi mesmo experimentar, observar e tirar as devidas conclusões.
Com todo o cuidado, o Guilherme Lourenço começou por apresentar os materiais/reagentes necessários (copo, agitador, chave de segurança, pipeta, espátula, água, ácido tartárico e carbonato de sódio). Depois, seguiu os passos que passamos a indicar:
1) Preparar no copo pequeno uma solução de ácido tartárico, juntando a uma pipeta de água uma pequena quantidade de ácido tartárico e mexer bem com o agitador.
2) Colocar com a espátula no copo pequeno uma pequena quantidade de carbonato de sódio.
E de olhos postos na mistura realizada, o resultado foram imensas bolhinhas que se formaram pela reação química do dióxido de carbono que se libertou no estado gasoso.
Ainda com aquele olhar de "ver para crer", alguns alunos lembraram-se das bolhinhas que costumam encontrar nos refrigerantes!

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um cientista?
Uhhhh que estranho .
Na escola?
Uma experiência com água?
Leonor Domingues
4ºano