quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CICLO DA ÁGUA

.
A maior parte da água na Terra está no estado líquido e encontra-se nos lagos, rios, mares, oceanos... Quando há um aquecimento do ar, a água que se encontra no estado líquido passa ao estado gasoso, isto é, evapora. A este fenómeno dá-se o nome de evaporação.
Na atmosfera existe sempre vapor de água. Ele não desaparece mas muda de estado. Um dos fenómenos é a condensação, a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Há condensação: na formação de nuvens (o vapor de água encontra uma zona fria e forma gotas que ficam suspensas no ar); na formação de nevoeiro (o vapor de água forma-se junto à superfície da terra) e na formação de orvalho (o vapor de água encontra superfícies arrefecidas e forma pequenas gotas de água).
Quando as nuvens ficam pesadas, as gotas de água caem sob a forma de chuva, neve ou granizo. A este fenómeno chama-se precipitação. É quando as temperaturas são muito baixas que as gotículas de água podem solidificar, (passam do estado líquido a sólido), originando a neve ou o granizo.
A água muda continuamente de lugar e de estado, dando voltas como se fosse uma roda. A essa viagem chama-se ciclo da água.




Texto coletivo - 4.º ano
Ilustração: Beatriz Mendes - 4.º ano

.

2 comentários:

guilherme diogo disse...

foi muito giro aprender esta materia

Ema Bianca disse...

Que lindo desenho Beatriz Mendes!
Tens muito BASTANTE jeito para desenhar...
Do-te os meus PARABÉNS!!!!!!!!



E parabéns colegas.
BEIJINHOS.