segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ALUNOS DO 8.º ANO REPRESENTAM "O BOJADOR"

.
Que bela forma de viajar... até ao século XV! Durante a tarde de hoje, a turma do 4.º ano recebeu os alunos do 8.º B e C, da Escola Secundária do Fundão, que vieram acompanhados da Dina, uma das "meninas da Biblioteca" e dos professores Teresa Correia e António Pereira. Trajados a rigor, os personagens levaram-nos a navegar pela obra "O Bojador" de Sophia de Mello Breyner Andresen, um texto dramático que tem por núcleo a passagem do Cabo Bojador, também conhecido pelo Cabo do Medo, pois o desaparecimento de embarcações que anteriormente o tinham tentado contornar levou ao mito da existência de monstros marinhos e da intransponibilidade do Bojador. Infante D. Henrique conseguiu incentivar Gil Eanes a tentar a proeza da passagem e este foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434, iniciando assim o caminho para "grandes descobrimentos".
. .
Estes jovens atores encantaram-nos! De forma pedagógica, bem humorada e reveladora de muito talento, abraçaram esta peça contagiando o público com este "espírito teatral". A expressividade mágica da voz e dos gestos fez-nos recuar à realidade de um dos marcos importantes da nossa expansão portuguesa e abriu novos "horizontes" para o desenvolvimento de atividades no âmbito da representação, evidenciados pelo entusiasmo das nossas crianças.
. .
Agradecemos mais uma vez e deixamos os nossos parabéns pelo trabalho de todos. E como dissemos no início deste post... que bela forma de viajar, pois quem se entrega desta forma, só pode chegar (e levar-nos) a bom porto! Que os ventos vos sejam de feição!

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando as energias se unem,tudo é possível.
Esta EB1,a Biblioteca Municipal e a ES do Fundão mostram aqui como se dá realmente vida a conceitos como cooperação e interdisciplinaridade.
É com este entusiasmo que se aprende! PARABÉNS!
Cristina Domingues

Anónimo disse...

Parabéns pelo fantástico momento que nos proporcionaram!Pareciam uns verdadeiros actores!


Joana Gomes 4º ano!

Ema Bianca disse...

PARABÉNS meninos e meninas do 8º ano...
Gostei muito do teatro primeiro porque tinha muitas coisas que nos podiam inspirar para textos e também já tínhamos dado essa matéria!!!!
E sim nós qual quer dia sabemos tudo com tanto estudo.
Obrigada