terça-feira, 22 de março de 2011

OS OVOS MISTERIOSOS

. .
No âmbito do projecto "Um livro, um tesouro", um grande mistério entrou hoje na sala de aula dos nossos caloiros. E da sala para um cenário composto por animais e pela Natureza foi apenas um saltinho.
Que as galinhas põem ovos e que deles nascem pintos, já todos sabiam! Mas daí a poderem nascer diferentes espécies de animais só se entende depois de conhecermos a história "Os Ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares.
Ao longo da história, os alunos foram acompanhando o amor incondicional de uma mãe galinha em relação à sua estranha ninhada, composta por um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e apenas um pinto! Apesar das dificuldades para criar os filhos de hábitos e comportamentos diferentes, e desprezando os conselhos das amigas para abandonar filhos tão insólitos, a mãe galinha cuida de todos com afecto, despertando neles sentimentos de protecção mútua.
Com ilustrações de Manuela Bacelar, este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa faz "eclodir" a questão da igualdade e da tolerância face à diferença, numa abordagem a conceitos como a família, a reprodução, a adopção....
.

.

2 comentários:

Mélanie disse...

Gostei muito de ver esses ovos
mestriosos , dali saíram vários animais todos muito estranhos que quando eu os vi quase me deu vontade de esfregar os olhos , fizeram um belo trabalho primeiro ano.

Mélanie disse...

Queria dizer "misteriosos".