quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FRUTOS DO OUTONO - II

.
O marmelo é um fruto de polpa dura, ácido e de pele amarela e aveludada. É uma fruta aromática, de perfume forte e agradável.
Em Portugal é um fruto que não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente fazendo-se marmelada, geleia, xaropes e licores. Também se consome assado.
O marmelo é uma boa fonte de vitamina C e alguns sais minerais. Além disso, auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo.
O marmeleiro é uma planta de porte médio (3 a 6 metros), de folhas oblongas e caducas, de sistema radicular superficial e fasciculado, com tronco tortuoso e copa arredondada. É uma árvore de muitos galhos, folhas duras e cor verde escura. As flores são grandes e brancas ou rosadas.
..
.
A uva é o fruto da videira. As várias variedades apresentam características diferentes na forma, tamanho, tonalidade, qualidade...
Têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa coberta por uma pele fina e a cor varia entre o verde, vermelho e roxo escuro.
De acordo com a variedade, a uva pode ser usada para: uva de mesa, fazer vinho e uva passa. Além disso, as uvas podem também ser usadas para produzir sumo, doces e geleia.
O amadurecimento da uva depende da variedade e da zona de cultivo e acontece desde o final do Verão até ao princípio do Inverno. A colheita é feita entre Setembro e Novembro.
Pensa-se ser originária da Ásia.
.
Pesquisas realizadas por: Pedro Melfe (em cima) e Inês (em baixo) - 3º ano
.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, bons textos e desenhos.

Miguel

Anónimo disse...

Que uva tão bonita Ines!
Desenhas muitissímo bem!

Joana Rita 3ºano

Anónimo disse...

Que marmelo tao bonito Pedro!
Desenhas muitissímo bem!

Joana Rita 3ºano

Antonio Correia disse...

Pedro és um artista

Antonio Correia disse...

Ines és uma artista