terça-feira, 2 de novembro de 2010

FRUTOS DO OUTONO - I

.
A variedade de dióspiros mais conhecida em Portugal é a de casca lisa, fina, cor-de-laranja forte ou amarelada-torrada e de polpa muito mole e viscosa que surge na época inicial de Outono.
São, por isso, frutos bastante ricos em hidratos de carbono, (embora de absorção rápida, devendo ser consumidos com moderação), vitamina C, fibras, potássio, magnésio e ferro, promovendo a saúde dos olhos, pele, intestinos, ossos...
Este fruto tem também efeitos antioxidantes e anticancerígenos.
.

As castanhas formam-se dentro de um ouriço e caem da árvore - o castanheiro. As primeiras chuvas do Outono servem para engrossar as castanhas, para assim ficarem mais vistosas e saborosas.
Com este fruto podem-se preparar deliciosos petiscos!
A castanha pode comer-se assada, cozida, a acompanhar vários pratos de carne... Também se podem fazer compotas, licores, caldudo (sopa de castanhas). Podem também secar-se para se comerem ao longo do ano, chama-se assim castanha pilada.
As castanhas são frutos típicos do Outono, muito consumidos na festa de São Martinho, em Novembro. Nesta época realizam-se magustos e aí elas são as rainhas da festa! E se ouvirem tau, tau, não se assustem, é só uma castanha a divertir-se... na fogueira!
.
Pesquisas realizadas por: António (em cima) e Mélanie (em baixo) - 3ºano
.
.

3 comentários:

Antonio Correia disse...

Gostei do teu desenho Melani

Anónimo disse...

Que bela castanha Melanie!

Joana Rita 3ºano

Anónimo disse...

Belo desenho Antonio!
Gosto muito do teu diospiri!
Desenhas muito bem!

Joana Rita 3ºano