sexta-feira, 4 de maio de 2018

ESCOLA DE ALDEIA DE JOANES: UMA IDEIA, UM RUMO...

.
.
O percurso da escola vai-se mantendo, fiel às convicções dos seus profissionais, muito para lá da efemeridade de certos conceitos.
Dê as voltas que o mundo der, influenciado por cíclicas modas, há uma coisa em que nós acreditamos, e daí não arredamos pé: a importância do trabalho, puro e duro. Claro que é preciso motivar - e nós motivamos - claro que, em determinados contextos, é preciso brincar - e nós brincamos - claro que é necessário concretizar - e nós concretizamos - mas, num mundo com poucas certezas, de uma coisa estamos convictos: para se progredir, como pessoa, é preciso saber enfrentar as contrariedades, incutir determinação, ajudar a descobrir a recompensa pós-esforço, cultivar um são ambiente, lançar sementes para um mundo melhor... É esse o tipo de educação em que acreditamos e, sem trabalho, quase sempre anónimo, numa desejável cumplicidade entre os diversos atores da escola, não se vai lá.
Os anos passam, os alunos vão crescendo, de vez em quando é preciso reformular, mas a trave mestra da filosofia da escola mantém-se: trabalho, muito trabalho, sempre com os afetos a tiracolo. Eles são primordiais para que se conjugue, da melhor forma, a harmonia das coisas. Por mais translações que se registem no calendário, estamos convencidos que é este o caminho.
.
.

2 comentários:

Sara António disse...

Olá a todos é sempre com uma enorme saudade que passo por aqui algumas vezes.O meu filho fez os 4 anos de ensino primário nesta escola hoje com 18 anos feitos a acabar o 12º ano vejo que foi das melhores opções que fizemos em ele ter frequentado a vossa escola.
No percurso escolar ao longo destes anos, e com tantas mudanças que tem feito, valeu-lhe muito
o que aprendeu nos primeiros anos tanto na forma de aprendizagem, como educação e também a forma de se enquadrar na sociedade.Ao professor Agostinho só tenho a agradecer hoje e sempre pelo fato de ter sido um excelente profissional e ter contribuído para o que o meu filho é hoje.Obrigada.
Um grande abraço,
Sara António

AC disse...

Sara, obrigado pelas suas palavras, verdadeiro testemunho de alguém que viveu de perto o envolvimento desta escola na vida dos seus alunos. É sempre um prazer receber a visita de pessoas assim, que sabem reconhecer. E agradecer.
Espero que o Carlos esteja bem encaminhado, ele merece.

Um abraço e... voltem sempre, estão na vossa casa.