quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SERÁ POSSÍVEL SIMULAR O CICLO DA ÁGUA?

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Os alunos do 4.º ano, conjugando autonomia com vontade de saber, começaram a desenvolver, entre pares, algumas atividades experimentais. A Lara Faria e a Beatriz Ribeiro deram o pontapé de saída, há uma semana atrás, mas uma insuficiência de materiais condicionou o resultado final. Vão repetir, ainda esta semana, e do desenlace daremos notícias.
Entretanto entrou em campo o segundo par, formado pela Maria Santos e pela Carolina Ribeiro, que hoje puseram em prática um simulador do ciclo da água.
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As nossas "cientistas" começaram por apresentar uma tina de vidro com materiais recolhidos na natureza: pauzinhos, terra, pequenas plantas e pedrinhas.
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Depois encheram um pequeno recipiente com água e colocaram-no no interior da tina.
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A seguir, para que o seu esforço resultasse, cobriram a tina com película aderente, de modo a isolar completamente os elementos contidos no seu interior.
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Para que tudo ficasse em ordem faltava ainda um pormaior: colocar uma placa de gelo sobre a película de plástico.  Para quê tudo isto? É que elas recorreram a estes materiais com a seguinte intenção: o recipiente com água simulava as águas superficiais (rios, lagos, oceanos); a terra e as rochas correspondiam à superfície da Terra; finalmente, com a inclusão da placa de gelo, pretendiam que esta funcionasse como sendo a camada superior da atmosfera.
São 9:15 quando se coloca o simulador no parapeito da janela. A partir daí havia que fazer observações, de 15 em 15 minutos, no espaço temporal de uma hora.
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9:30 - A água do recipiente começa a evaporar e, devido ao efeito da placa de gelo, quando contacta com a película começa a condensar. Já se notam algumas gotinhas de água na película.
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9:45 - O número de gotas na película aumentou.
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10:00 - As gotas de água são cada vez em maior número.
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10:15 - Começam a cair algumas gotas, dando início à precipitação.
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No final, a conclusão: Devido à ação do sol, a água do recipiente começou a evaporar. O vapor começou a subir e, quando entrou em contacto com a película aderente, começou a condensar, pois a película tinha uma temperatura muito baixa por causa do gelo. As gotas de água foram aumentando, tornaram-se maiores e mais pesadas e acabaram por cair, simulando a chuva.
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Conseguindo criar condições para a manifestação de fenómenos como a evaporação, a condensação e a precipitação, as nossas cientistas saíram-se bem, simulando o ciclo da água. Parabéns para a Carolina e para a Maria!
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1 comentário:

Matilde Saraiva disse...

Eu gostei muito da experiência!
Parabéns pelo vosso trabalho.