sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O MAGUSTO

.
.
O sol teima em dardejar, num aparente sorriso, enquanto as nascentes, secas ou à míngua, imploram por socorro divino. Contradições desta vida, pois a criançada, alheia a esta problemática, teima em aproveitar a ausência da chuva para investir sobre a bola, saltar à corda, jogar às apanhadas...
Na manhã de hoje, em mais um dia solarengo, a nossa escola e o Jardim de Infância cumpriram a tradição: dirigiram-se para o Olival, onde os aguardava uma receita que suscitava sorrisos de satisfação: magusto e gincana de bicicletas.
.
.
A gincana "rodou", como sempre, sob os bons auspícios dos elementos da Escola Segura, da GNR, que fizeram um trabalho 5 estrelas. Atentos e proativos, conseguiram sempre, na execução da sua tarefa, conciliar o lúdico com a aprendizagem, corrigindo aqui e ali, salientando, a cada lapso dos ciclistas, a necessidade do cumprimento das regras. Estiveram em grande!
.
.
Entretanto, indiferente ao que se passava na gincana, a fogueira começou a crepitar, com a sonoridade reservada às castanhas a estalar. E, a pouco e pouco, a miudagem começou-se a aproximar, num fascínio alimentado pela promessa dum sabor inconfundível. Mas não só: havia muitos que aguardavam, ansiosamente, o momento de se começarem a enfarruscar com as cinzas. E como eles gostam disso, uma espécie de transgressão permitida em dias de festa!
.
.
O convívio começou a animar. Das mesas, como num piscar de olho matreiro, acenavam argolas, fatias de bola e de torta, sumos... Os alunos, em fila, eram servidos pelos professores e pelas assistentes operacionais, os adultos começavam a aproximar-se. A conversa, por entre sorrisos, começou a ganhar forma, tentando contrariar um tempo em que as pessoas, apesar da enorme facilidade que têm em comunicar umas com as outras, parecem cada vez mais afastadas.
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

que saudades que eu já tenho!!!!!!!!!!!!:-)