sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ARQUEÓLOGO POR UM DIA - PREPARAÇÃO DA ATIVIDADE

.
.
Educar, como todos sabemos, não se pode resumir aos conhecimentos debitados dentro de quatro paredes. Lá fora o mundo fervilha, pleno de oportunidades, e o universo educativo tem que ter isso em conta. Queremos, e devemos, preparar os alunos para a vida, não para viverem dentro de uma redoma.
A Câmara Municipal do Fundão começou a promover, de há alguns anos para cá, uma série de visitas a alguns dos pontos mais interessantes do concelho, que designou por "Rede de Visitas Educativas". Aproveitando a deixa, e tendo em conta que, neste momento, os alunos do 4.º ano começaram a "mergulhar" no estudo das raízes históricas, locais e nacionais, inscreveram-se na atividade "Arqueólogo por um dia", onde vão procurar aprofundar o conhecimento da história e do modo de vida dos povos.
 .
.
A atividade, muito apelativa, irá desenrolar-se na próxima terça-feira, dia 31, e contempla as seguintes vertentes:
- Visita ao Centro de Interpretação de Arte Rupestre na Barroca do Zêzere;
- Visita ao Museu Arqueológico José Alves Monteiro;
- Ateliê no Museu Arqueológico José Alves Monteiro.
.
.
O segredo do êxito, para além do trabalho, tem muito a ver com planificação atempada. Foi com esse espírito que Pedro Silveira, coordenador da Rede de Visitas, esteve hoje na nossa escola, a fim de fornecer as dicas necessárias para que a atividade "Arqueólogo por um dia" dê o seu contributo para que, nos alunos, se abram com acuidade os horizontes do conhecimento.
No final, a constatação em duas vertentes: o Pedro verificou que os alunos não estranharam os conteúdos; por seu lado, os alunos aprenderam que, para lá da cortina, há sempre mais e mais para descobrir...
Para terça-feira, dia de consolidação in loco, a coisa promete. Obrigado, Pedro.
.
.

1 comentário:

Diego Macchi disse...

Foi uma apresentaçao muito complexa e com coisas novas.