terça-feira, 28 de outubro de 2014

NO MILHEIRAL

.
.
E se, de repente, como quem não quer a coisa, oitenta e tal alunos de uma escola, mais os seus professores e auxiliares, fossem vistos num milheiral? Que pensar?
Pois bem, não era nada de transcendente. Era apenas uma escola a tentar mergulhar na realidade, misturada com muitas memórias dos ancestrais, condição necessária para melhor se entender o mundo.
O milheiral era da D. Carminha, que antecipadamente tinha sido contactada pela Teresa. Depois de lhe ser explicado o que pretendíamos - colher milho para uma desfolhada, que depois lhe seria devolvido, já descamisado e (algum) debulhado - a prestável senhora logo disponibilizou o seu milheiral. E esta tarde, munidos da necessária curiosidade e alegria - para metade dos alunos foi a primeira vez - os nossos pequenotes "invadiram" o milheiral, colhendo maçarocas com uma tal rapidez e entusiasmo que, quando lhes disseram que já chegava, quase todos exclamaram, em coro:
- Já!!?
Mas o entusiasmo deles, por estas atividades, não se vai ficar por aqui, apenas ficou adiado. É que daqui a alguns dias, depois de o milho estar mais seco, vamos fazer, no recinto da escola, uma desfolhada, a que se seguirá uma debulha. Nessa altura, acompanhados de umas boas papas de carolo, mediremos, então, o grau do seu entusiasmo. :)
.
.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Joana Augusto disse...
Adorei ir ao milheiral, apanhar milho.

Tomás 3•ano disse...

O que vamos fazer a este milho todo?

Anónimo disse...

Matilde Saraiva disse:
Adorei ir ver como se apanha o milho.
Parabéns pela iniciativa.

Guilherme Duarte disse...

Quando é que vamos fazer a desfolhada é que eu estou à espera ao tempo.