terça-feira, 21 de outubro de 2014

A MAIOR FLOR DO MUNDO - 3

.
"A Maior Flor do Mundo", de José Saramago, foi a obra estudada pelos alunos do 4.º ano na passada semana. Leram, ouviram ler, visualizaram um filme e, no fim, foram desafiados a reescrever a história e a dar-lhe o seu cunho pessoal.
Aqui fica um exemplo do trabalho realizado.
.
Prof.ª Fernanda Soares
.
.
Era uma vez um menino que gostava muito de bichos e animais. Um dia o pai do menino decidiu ir ao campo com o seu filho. Quando chegaram o menino foi correr para o meio das flores e encontrou uma bela borboleta que ele tentou apanhar, mas não conseguiu. Então, sem o pai se aperceber, começou a seguir a borboleta. Chegou ao rio Nilo, a ponte estava partida. Então deu-lhe uma ideia à cabeça, que era ir de pedra em pedra. E conseguiu atravessar, depois continuou atrás da borboleta. E foi parar a um lindo bosque com campaínhas brancas e muitas árvores. Continuou até que as árvores iam desaparecendo e foi parar a uma charneca. Andou dois passos para a frente e viu uma colina que parecia uma tigela voltada. Decidiu subir a colina para ver o que lá estava, mas era só uma flor murcha, e ele pensou:
- Uma flor murcha? Já sei! Vou buscar a água ao rio Nilo com as mãos.
E lá foi ele, vinte vezes lá e cá, buscar água à flor. Já estava a noite a chegar e ele, cansado, adormeceu ao lado da flor. A flor juntou todas as energias e cresceu muito, já fazia a sombra de um carvalho. Deixou cair uma pétala para aquecer o menino.
Já era de noite e os pais preocupados. Decidiram ir à procura de ajuda aos vizinhos da aldeia e dos familiares. E quando recolheram a ajuda foram à procura do menino.
De repente viram uma flor muito grande e decidiram ir ver o que se passava. Encontraram o menino e levaram-no para casa.
.
Texto: Daniela - 4.º ano
.
.

Sem comentários: