sábado, 18 de outubro de 2014

POESIA - REESCRITA

.
A exploração do poema "Menino de escola em manhã de sol" de Maria Rosa Colaço culminou na reescrita de quadras semelhantes. A liberdade da rima, o jogo dos opostos, a repetição de alguns versos e a inspiração de cada um deram asas a novas poesias.
Aqui deixamos dois exemplos. 
.
MENINA DE ESCOLA EM NOITE ESCURA
.
 .
Na noite escura
quem quer ver a Lua?
Quem quer ver o céu
as sombras na rua?
.
Senhora Lua branca
que adormeces qualquer criança,
nunca vês o Sol
e não perdes a esperança!
.
Sou isto que sabes:
menina de escola,
de luar ao ombro
ao ombro a castanhola.
.
Quem quer vir comigo
adormecer as estrelinhas?
Menina de escola
tem muitas amiguinhas.
.
Tem muitas amiguinhas
tem com quem brincar.
Quem quer vir comigo?
Crescer e conversar?
.
Poesia e ilustração: Sara Marques - 3.º ano
.

.
MENINO DE ESCOLA EM NOITE DE TEMPESTADE
.
.

Na noite de tempestade
quem quer ver a chuva?
Quem quer ver a trovoada
a Lua zangada?
.
Senhor trovão amarelo
que sacodes os telhados,
assustas os meus sonhos
e deixas meus olhos molhados!
.
Sou isto que sabes:
menino de escola,
de gentileza ao ombro
de brincadeiras na sacola.
.
Quem quer vir comigo
proteger o passarinho?
Menino de escola
trata-o com carinho.
.
Trata-o com carinho
não gosta de asneiras.
Quem quer vir comigo?
Quem quer acender lareiras?
.
Poesia e ilustração: Tomás Matos - 3.º ano
.

3 comentários:

Guilherme Duarte disse...

São lindos os desenhos.

Pai Sara disse...

estou muito orgulhoso do teu trabalho, filhota Sara.

Diogo Monteiro disse...

Vocês desenham bem.