.O professor António Melo deslocou-se à nossa escola para levar a cabo mais uma assessoria no âmbito do PAM, projeto que está a ser implementado pelo terceiro ano consecutivo na turma do 4.º ano.
Como estratégia de consolidação da compreensão do sistema de numeração decimal, hoje foi apresentado aos alunos o Jogo do Saco.
Como estratégia de consolidação da compreensão do sistema de numeração decimal, hoje foi apresentado aos alunos o Jogo do Saco.
Regras:
Num saco estão disponíveis os algarismos de 0 a 9. À sorte, é retirado do saco um algarismo e o aluno regista-o na sua tabela "O meu número", na ordem que entender. São retirados mais seis algarismos e registados nos lugares vagos, um de cada vez. No final, cada aluno regista na tabela "O maior número" qual seria o maior número que se poderia formar agora que tem conhecimento dos algarismos saídos. Compara, ordem a ordem, os algarismos colocados no "meu número" e no "maior número", ganhando um ponto por cada um que tenha acertado.
Os pontos fazem sempre parte da componente lúdica e competitiva de um jogo, mas o essencial foi perceberem que o valor de cada algarismo é relativo, dependendo sempre da ordem que ocupa. Pois é, foi mais um desafio à matemática e ao desenvolvimento de estratégias individuais. No final do jogo, perguntámos aos alunos se preferiam o algarismo 1 ou o 9. Em coro e com um sorriso sabido responderam...Num saco estão disponíveis os algarismos de 0 a 9. À sorte, é retirado do saco um algarismo e o aluno regista-o na sua tabela "O meu número", na ordem que entender. São retirados mais seis algarismos e registados nos lugares vagos, um de cada vez. No final, cada aluno regista na tabela "O maior número" qual seria o maior número que se poderia formar agora que tem conhecimento dos algarismos saídos. Compara, ordem a ordem, os algarismos colocados no "meu número" e no "maior número", ganhando um ponto por cada um que tenha acertado.
- Depende!
5 comentários:
Foi muito divertido.
Pedro Melfe 4º ano
Gostei muito deste jogo foi muito divertido.
Ines Gonçalves 4º ano.
Adorei esta aula de matemática...
FOI DIVERTIDO!!!
Adorei esta aula de matemática...
FOI DIVERTIDO!!!
A turma justifica o empenho de todos os que lidam com ela; parabéns pelo empenho, pela atenção, pelo respeito, pelas tarefas desempenhadas. E obrigado por receberem bem as visitas!
Enviar um comentário