segunda-feira, 10 de outubro de 2011

APRENDER E INOVAR COM TIC

.Na passada sexta-feira, o professor Joaquim Fonseca deslocou-se à nossa escola para dar início às atividades relacionadas com o projeto "Aprender e Inovar com TIC". Entre diversos objetivos, pretende-se promover a utilização educativa das TIC, fomentar e apoiar a utilização das TIC nas atividades de ensino aprendizagem em contexto de sala de aula, desenvolver novas metodologias de trabalho, recorrendo aos aplicativos do Office e da Internet...
A primeira aula foi no mínimo uma grande surpresa e aventura para todos. É que computadores... não havia! O que os alunos do 4.º ano tinham em cima das suas mesas eram simplesmente peças: um processador, um teclado, cabos de eletricidade, um dime de memória, uma ventoinha, uma placa de som, uma placa gráfica, uma drive de disquete, um disco rígido, um rato... O interesse e a curiosidade estavam instalados, e não era para menos, pois tinham entre mãos um desafio bem aliciante: a montagem de um computador!
Do espanto ao desejo de aprenderem, os alunos foram ouvindo as explicações do professor Joaquim Fonseca. Uma a uma, as peças que tinham nas mesas foram sendo colocadas no seu devido lugar... parecia tudo tão simples!
De olhos escancarados e direcionados para o monitor, tinha chegado o momento de verificarem se a tarefa tinha sido bem sucedida. O computador estava mesmo a funcionar e os alunos não contiveram as palmas!
Agradecemos ao professor Joaquim Fonseca pela forma como a atividade foi planificada e desenvolvida, pois foi uma experiência muito interessante e enriquecedora!
.
.

5 comentários:

guilherme diogo disse...

esta aula foi um maximo , adoro ter tics

Anabela Santos disse...

Ora aqui está uma aula em que eu adoraria participar.
Bom trabalho

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Ema Bianca disse...

Gostei muito muito mas muito da aula de inovar!
Beijinhos...

Anónimo disse...

Um computador mas que avançado Guilherme Loureço

Anónimo disse...

Gostei muito desta aula com o professor Joaquim.


Ines Gonçalves 4º ano.