segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ESTRATÉGIAS

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Ensinar não é uma forma estática, requer muitas vezes imaginação q.b. para que a mensagem passe de forma eficaz.
Vem isto a propósito duma estratégia utilizada na turma do 4.º ano, em que os alunos, organizando-se em equipas de dois (apareceram nomes como HP, Historiadoras, Mães Natais Music, As Primas, APP, As Amigas, Dupla Maravilha, Johnny & Charles, Fixolas...) estão a desenvolver um concurso com base em perguntas sobre História de Portugal.
A operacionalização é simples. Jogando num sistema de todos contra todos, cada equipa faz três perguntas, por si seleccionadas, ao opositor directo, valendo cada pergunta um ponto. Se a equipa questionada responder certo, ganha o ponto em disputa, caso contrário ela reverte para o adversário. A contabilidade final é feita quando todas as equipas se defrontarem.
Ainda só se fizeram duas sessões, mas desconfio que o concurso vai ser disputado taco a taco até ao final, pois há ali gente muito competitiva.
Desde que aprendam, competir não lhes faz mal nenhum.

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2 comentários:

JB disse...

Eis uma forma divertida e interessante de aprender! O jogo (concurso, neste caso), como motivação para a descoberta e/ou consolidação de conhecimentos, é uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem. Quem não gosta de uma competiçãozinha..., saudável, claro!!!
No mínimo, muito apelativos os nomes que escolheram para as equipas!
Parece-me que será um frente a frente para levar a sério!
Estão de parabéns, professor e alunos do 4º ano!

Luísa Braga disse...

Tudo é válido e bem vindo qundo o intuito é a fácil aprendizegem.
Qualquer que seja p método, para além de decorar se perceber é bom.
E é a brincar que se aprende melhor e o professor tem esse dom do saber.
Continuem e aprendam brincando para que não fiquem detestando...