Muitas vezes o trabalho mais rentável efectuado numa turma não é aquele que enche mais o olho do observador.
O trabalho fundamental é o chamado trabalho de sapa, do dia a dia, que dá menos nas vistas, mas decisivo no preenchimento das lacunas detectadas nas aprendizagens dos alunos.
A consolidação de conceitos requer muita dedicação e empenho que, juntamente com outros factores - motivação, relação pedagógica... - são decisivos para que a meta do sucesso fique cada vez mais próxima. É necessário ler, escrever, pensar, concretizar...
A turma do 3.º ano, tal como as outras, anda envolvida em várias frentes:
- Produção de textos originais para participação no concurso "Caminho Literário";
- Experiências com plantas;
- Elaboração de um trabalho de grupo (seis grupos formados) sobre a conservação do panda gigante.
Depois há outras actividades paralelas, tranversais a todas as áreas. É o caso, por exemplo, do acesso a livros expostos no fundo da sala aos alunos que primeiro acabem as tarefas, estando disponíveis também nos intervalos.
Outro aspecto a ter (muito) em conta são as Actividades de Enriquecimento Curricular, vulgarmente designadas por AEC's, que se estão a revelar um verdadeiro desafio para quem tem o dever de se preocupar com as questões educativas. Mas isso são contas doutro rosário, que abordaremos noutra circunstância.
.
7 comentários:
Eu tambem fiz um metro. Rui
Eu já fiz o metro.É divertido,é fixe.
BEATRIZ SOFIA
Estoi a vier que se divertiram mucho a fazier un metro.PARABIENES!!!!
Jonas, o teu "hablar" é muito divertido.
Muchas gracias e... habla siempre!
Olá,
também sou professora, de um 3º ano e ando na web à procura de uma planificação do metro articulado... Onde encontraste o teu original?
Obrigada
Sara
Olá, Sara!
Se me contactares por email (vê no perfil) poderei enviar-te uma versão digitalizada.
Gracias
Enviar um comentário