sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

TRABALHO DE GRUPO

Há cerca de duas semanas, a turma do 3.º ano explorou as particularidades do texto informativo, tendo sido aflorada, na sequência, a conservação do panda gigante.
Os alunos interessaram-se pelo tema e quiseram saber mais. Pesquisaram (em enciclopédias e na Internet), trouxeram a informação para a escola e decidiu-se elaborar um trabalho com o material recolhido.
O passo seguinte foi a constiuição de grupos de trabalho (formaram-se seis) que, devidamente orientados, começaram a estruturar o trabalho. Depois de se decidir quais os aspectos a desenvolver, cada grupo começou a fazer o tratamento da informação recolhida.
Por razões que se prendem com a eficácia da apreensão de conceitos (os alunos estão agora a fazer a iniciação neste tipo de trabalho), a introdução e a conclusão são comuns a todos os grupos.
Em breve novas experiências irão ser implementadas com este tipo de trabalho. Mas tendo sempre presente que, devido às especificidades deste escalão etário, os passos a dar terão que ser seguros e a motivação nunca poderá andar arredada.
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde ja queria agradecer ao senhor professor Agostinho por por o nosso trabalho no blog e segundo acho que nos esforçamos muito e trabalhamos bem em grupo.Obrigada professor Agostinho!!!!