segunda-feira, 6 de outubro de 2008

DESFOLHADA NA ESCOLA

Até há poucos anos, a vida no mundo rural era marcado pela sazonalidade de diversas actividades.
Após um ano de muitos trabalhos e lidas, o fim do Verão caracterizava-se pela colheita e recolha de vários produtos, cuja abundância era essencial para a sobrevivência ao longo do ano. É o caso do milho, do qual de fazia a broa, que muita fome saciou nas nossas aldeias ao longo dos tempos.
No âmbito do "Projecto Ciclo do Pão", na passada sexta-feira a nossa escola quis reviver uma dessas actividades ancestrais - uma desfolhada - conseguindo que, através da boa vontade de alguns pais, se juntassem cerca de 500 maçarocas de milho no recinto do recreio da escola.
Foram momentos únicos em que os nossos alunos, de uma forma lúdica, puderam concretizar, na prática, aquilo que vinham ouvindo há alguns dias. Desfolharam, debulharam e, por fim, juntaram o folhelho e o milho, que ficou bem guardadinho até os donos o virem resgatar. Alguns viram pela primeira vez as barbas de milho, não resistindo a improvisar alguns apêndices capilares.
Os nossos pequenotes gostaram tanto que, à hora do almoço, muitos deles ainda queriam continuar a debulhar.
Tenho a certeza que, com esta actividade, eles aprenderam mais sobre o milho do que em dez aulas teóricas sobre o assunto.
Uma palavra final para os pais que quiseram colaborar connosco, facultando-nos o milho, pondo em destaque, mais uma vez, a pujança desta comunidade escolar.
Para eles o nosso grande bem-haja.


A desfolhada esteve muito animada




A maria Inês foi a única a gritar : "Milho-rei!!!"



Debulhar foi mais difícil, mas quando descobriram a melhor forma de o fazer já ninguém os fazia largar o milho



Os grãos no toldo e os maçarucos (ou carolos) vazios



Milho, folhelho e barbas de milho...

No final, as meninas do 4.º ano ainda tiveram forças para animar os colegas.

Sem comentários: