terça-feira, 24 de junho de 2008

AS IMAGENS DA FESTA

A festa do Ciclo do Pão, efectuada no passado sábado, encerrou as actividades da nossa escola no presente ano lectivo.
Se algo há a salientar, para além do brilho da mesma, foi a coesão demonstrada pelos diversos intervenientes da comunidade educativa: pais, Junta de Freguesia e escola, que mostraram a quem quis ver que, desde que as pessoas queiram, tudo pode acontecer.
Para além da Junta de Freguesia, de quem já conhecíamos o empenho e a eficiência, há que destacar o grupo de pais que se voluntariou para ajudar na festa. Trabalharam que se fartaram e nunca lhes vi um ar de desânimo. Um muito obrigado do fundo do coração!
Também as auxiliares da escola e as funcionárias dos Tempos Livres deram o seu precioso contributo, revelando discrição e eficácia, como convinha. Muito bem!
Na festa propriamente dita aconteceram momentos muito altos. Registo, de memória, para além dos momentos musicais, os quadros da ceifa, da malha e do cozer do pão. Para isso foi determinante o contributo do Grupo de Cantares de Aldeia de Joanes, verdadeiro paladino na defesa dos valores culturais do seu rincão natal.
A ideia do Ciclo do Pão é magnífica, e tem potencialidades para, no futuro - e desde que assim o queiram - se tornar num evento de grande atracção para muita gente. Mas é cedo para falar disso. Para o ano, depois de um merecido descanso, cá estaremos para o que der e vier.


Sábado de manhã, bem cedinho, começou a tratar-se do "pitéu"

À tarde, por volta das 18h, a caminho da festa


Avós e neta: a passagem de valores ancestrais está assegurada

No forno a D. Rosa encarregou-se de cozer o pão

O convívio de gerações


A ceifa foi um dos momentos altos da festa

Transporte do trigo para a eira

Na eira a preparar o cereal para a malha

A malha. Fooorça!!!

Hora de saciar o estômago

O Grupo de Cantares da Escola Secundária no aquecimento

À noite, ao som das vozes do Grupo de Cantares de Aldeia de Joanes, projectaram-se as imagens gravadas nesta aldeia por Michel Giacometti nos anos 60


A música fluía. A noite estava agradável e, ao fundo, as velhas pedras da igreja ajudavam a compor um cenário encantador.


Um obrigado muito especial ao Zé Adelino pela cedência de algumas imagens.


1 comentário:

Anónimo disse...

Hopefully my art will be of sone inbterest too.
Uncommercial.
Ping Desktop / Laptop Wallpapers
http://screenfonds.blogspot.com/
- Peter Ingestad, Sweden