terça-feira, 20 de março de 2018

BROWN BEAR

.
.
Situemo-nos, para melhor entendermos, na aprendizagem da língua inglesa.
A prof.ª Ana Margarida, docente do Inglês Curricular, sugeriu, na semana passada, uma atividade, no âmbito da Semana da Leitura, que envolvesse as turmas do 2.º e do 4.º anos. Convite feito, convite aceite..
Hoje foi o dia da concretização. Reunidas as duas turmas, a Prof. Ana explorou a história "Brown Bear", com os alunos, no seu desenvolvimento, a interiorizarem, de forma lúdica, os nomes dos animais e das cores. Como metodologia, ficou acordado que, sempre que se colocassem questões, os mais velhos dariam primazia aos alunos do 2.º ano nas respostas. Compreende-se. Os mais velhos já têm algumas competências no assunto, os mais novos estão agora a dar os primeiros passos.
.
.
A história foi-se desenvolvendo, a contento de todos. Às tantas as perguntas começaram-se a insinuar, num power point, sempre com três respostas como hipótese. Os mais velhos punham, de imediato,  o braço no ar, mas eram os mais novos que eram convidados a responder. Clicava-se, então, na resposta e, por entre alguma expetativa... aparecia o resultado, quase sempre com algum burburinho à mistura. Bom augúrio, era sinal que eles estavam mesmo interessados.
.
.
Partiu-se, a seguir, para a parte prática da questão: pintar os animais da história com as cores relatadas. E, com a entreajuda necessária entre "velhos" e "novos", as cores correspondentes lá ocuparam o seu devido lugar.
.
.
Mas a coisa não acabava aqui, era preciso recortar e colar para se chegar ao objetivo final: a construção de um cubo, com cada face a ser ocupada por cada animal da história.
Eles recortaram, colaram e, de imediato, começaram a inventar jogos. São incríveis, estes miúdos! :)
.
.
No final, a foto com o cubo para a posteridade.
.
.

Sem comentários: