quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Ó HUGO, TRAZ CÁ O BALDE!

.
.
Antigamente, na dura faina da azeitona, onde todos os braços eram poucos, cantava-se,  talvez para iludir tão difícil tarefa, "a azeitona já está preta". Este ano ela poderá ainda não estar pronta para viajar para o lagar, onde se exige uma maior maturação do fruto, mas para conserva parece já estar no ponto. 
.
.
A EB1 Aldeia de Joanes, de há uns anos a esta parte, tem por hábito fazer conserva de azeitonas, cabendo aos alunos do 4.º ano a responsabilidade de as apanhar, devidamente autorizados pelo proprietário, num olival junto à escola. E hoje, com o dia mesmo "maneirinho", lá foram eles.
Para a maioria era uma novidade, que trabalhos de campo só do que ouviam falar, mas estavam animadíssimos com a perspetiva. E, mal chegaram à primeira oliveira, quase se atropelavam no afã de deitar mãos à empreitada. Mas, a pouco e pouco, lá perceberam que havia espaço para todos, e as azeitonas começaram, ritmadamente, a cair nos baldes.
 .
 .
No final, já bem fornecidos de matéria-prima para a conserva, que será feita com a participação de todos os alunos da escola, lá regressaram para a sala, com o entusiasmo sempre em alta.
Gostaram do que fizeram, ó se gostaram! Quando lhes disse, já na sala, que andámos cerca de uma hora a apanhar azeitonas, o José, espontâneo, não se conteve:
- Tanto?!? Tchi, eu nem dei pelo tempo a passar!
.
.
.

4 comentários:

Matilde Saraiva disse...

Nunca tinha apanhado azeitonas na minha vida.
Gostei muito desta experiência!!!

Francisco M disse...

Adorei eu apanhei algumas azeitonas mas de resto só me chamavam para puxar os ramos para baixo

Hugo Oliveira disse...

Obrigado Sr. Professor por ter posto o título com o meu nome

Nádia Isabel disse...

Ó Matilde, foi a primeira e a última. :)