sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A MAIOR FLOR DO MUNDO (RECONTO)

.
.
Era uma vez um menino que vivia numa casa perto de um rio.
Certo dia, o menino resolveu sair de casa e ir explorar. A certa altura, tinha ele chegado ao sítio onde o rio fazia uma grande curva, resolveu ir em frente e explorar para lá de onde se tinha aventurado.
Percorreu um longo caminho onde a vegetação apresentava enormes variedades. Ao longo dos campos, passou por extensos olivais, misteriosas sebes e muito mais. Sem se dar conta do tempo, o menino ia avançando pelo caminho.
Maravilhado com tudo o que via, acabou por chegar a uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio da charneca havia uma inóspita colina, redonda como uma taça voltada do avesso. O menino, interessado por ver o que estava no topo da colina, subiu-a. No topo não estava nem invulgaridade nem oportunidade, era simplesmente uma flor. Mas tão murcha, tão sedenta, que o menino podia ter voltado as costas, mas não foi.
O menino pensou como haveria de salvar a flor, até que veio uma brilhante ideia à sua cabeça: água, iria salvar a flor com água.
Na colina nem pinga, lá em baixo apenas no rio, e o rio estava tão longe! Não importa. O menino fez o percurso todo até ao rio. Mal chegou, parou e mergulhou as mãos na água. Depois segue o percurso até à colina, lentamente para não entornar. Quando finalmente chega à flor, nota que só leva no côncavo das mãos três gotas. Regou a flor com as três gotas e foi buscar mais água.
O menino repetiu este processo 20000 vezes até a flor estar bem regada. Cansado de tanto correr, adormeceu.
Os familiares do menino puseram-se em cuidado e começaram a procurá-lo. Mal saíram de casa e olharam o horizonte, viram uma flor gigantesca. Logo se puseram a caminho até acharem o menino.
Encontraram o menino a dormir ao lado da flor. A tapá-lo estava uma pétala com todas as cores do arco-íris. Os pais e familiares olhavam para a cena, boquiabertos. 
Entretanto o menino acordou e foi levado para a aldeia, rodeado de pessoas que o achavam milagreiro e merecedor de respeito, outros que o achavam feiticeiro, etc.
A partir desse dia começou a dizer-se que ele tinha saído da aldeia para fazer algo maior do que o seu tamanho e de todos os tamanhos. E é essa a lição: não importa o tamanho, porque pequenos gestos podem mudar o mundo.
.
Texto: Joana Augusto - 4.º ano
Ilustração: Matilde Saraiva - 4.º ano
.
.

2 comentários:

Simao Santos disse...

a maior flor do mundo e uma historia muito gira

Sim disse...

A historia (a maior flor do mundo) e uma historia
muito gira
😍eu adorei😍