segunda-feira, 22 de maio de 2017

A HISTÓRIA QUE NASCEU PARA SER HISTÓRIA

.
.
Os alunos de 5 anos do Jardim de Infância de Aldeia de Joanes voltaram a dar as mãos aos colegas de 1.º ano, no encontro que decorreu a semana passada na nossa escola.
Desta vez, aguardava-os uma surpresa que só seria desvendada no final do encontro. Até chegar esse momento, os alunos tiveram entre mãos diversas atividades sobre animais.
Depois de identificaram e imitarem as vozes de alguns animais, as crianças dos dois níveis de ensino juntaram-se em grupos e, socorrendo-se de alguns conhecimentos já adquiridos e de pequenos textos informativos, preencheram o bilhete de identidade de dez animais diferentes. Finalizada a tarefa, apresentaram o seu trabalho à plateia enriquecendo assim os saberes de todos.
Da realidade, fomos caminhando para o mundo geométrico da matemática, construindo figuras de animais com recurso ao Tangram.
Tinha chegado a altura de entrarmos no mundo mágico das histórias de animais... Mostrando vários livros de histórias aos alunos, as professoras, num jogo de faz-de-conta, mostravam-se algo desanimadas por não encontrarem nenhum livro onde entrassem os dez animais que constavam dos bilhetes de identidades distribuídos... Ora, foi então que a profª Isabel referiu que se tinha lembrado de uma história onde aqueles dez animais eram personagens de mil e uma aventuras... Com a curiosidade ao rubro, começou a ler a história "O Coelhinho Saltitão", uma história escrita, no ano passado, pelas crianças que frequentavam o Jardim de Infância. Doze dessas crianças frequentam este ano o 1.º ano de escolaridade, pelo que, no âmbito do projeto "Crescer de Mãos Dadas", a sugestão de abraçar a iniciativa da profª Isabel fez todo o sentido.
A surpresa foi finalmente revelada aos alunos e a história que nasceu história, há um ano atrás, foi publicada num "verdadeiro livro" (expressão referida pelos alunos, estupefactos que ficaram com a novidade) apresentado no Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.
Com final feliz, é mesmo uma história que nasceu e cresceu para ser história...
.

Sem comentários: