quinta-feira, 6 de outubro de 2016

INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

.
.
Qualquer linguagem, para ser minimamente apreendida, carece que lhe entendam os fundamentos básicos. É o caso dos computadores que, funcionando com um código binário (apenas reconhecem o 0 e o 1) precisam de múltiplas combinações para expressarem aquilo que pretendemos deles. Para que melhor se perceba isto, saliente-se que uma só letra, seja qual for, precisa da combinação de oito caracteres, sempre o 0 e o 1. Imaginem agora a quantidade incrível de combinações para reproduzir um simples texto. E foi precisamente com este conteúdo que se fez a introdução das aulas de Iniciação à Programação, tendo o prof. Joaquim Fonseca encontrado a melhor estratégia para que os nossos alunos entendessem o processo.
Hoje, na parte final da segunda aula, os computadores já tiveram permissão para entrar na compita. Foi apenas a primeira abordagem, é certo, em que se procurou que os alunos se inteirassem de questões básicas do seu funcionamento, mas o entusiasmo que se respirava na sala deu para perceber que eles querem mais, muito mais...
.
.
Num mundo em constante mudança, a uma velocidade cada vez maior, ninguém está tão preparado como as crianças para embarcar no que é novo. É é com base nessa premissa que, paulatinamente, se pretende abrir-lhes as portas do incrível mundo da programação. A vida, cada vez mais complexa e exigente, em formas e conteúdos, espera por eles.
.
.

1 comentário:

Eduardo 5º ano disse...

Adorava estas aulas.