terça-feira, 3 de maio de 2016

VOLUME

.
Procurando rever o conceito de volume, numa perspetiva experimental, os alunos do 4.º ano realizaram a tarefa proposta no manual.
.
Material:
.
- 2 recipientes iguais e graduados
- água (com corante para facilitar a observação)
- plasticina (e outros objetos que não flutuem)

Procedimento/Hipóteses/Observação/Conclusão:
.
- Deitar água até ao meio de cada um dos recipientes.
- Questionar os alunos sobre o que irá acontecer em relação ao nível de água nos dois recipientes após se colocar um objeto dentro de um deles.
- Colocar cuidadosamente a plasticina dentro de um dos recipientes. 
- Observar.

.
 .
.
- Comparar com as hipóteses que referiram.
- Concluir.
.
Como o nível da água do recipiente que contém o objeto subiu, concluímos que 
qualquer sólido ocupa uma porção de espaço que se chama volume.
.

4 comentários:

Sara Marques disse...

Gostei muito de aprender o volume!!!!

Mariana 4 ano disse...

Eu também!!!!

Tomás 4•ano disse...

Concordo plenamente.

Guilherme 4°ano disse...

Eu também!