.
A dioneia é uma planta carnívora que digere presas animais, normalmente insetos e aracnídeos. A planta é também conhecida como Vénus papa-moscas, em alusão à deusa grega do amor e da fertilidade.
A planta tem a forma de uma pequena roseta com quatro a sete folhas que crescem de um curto caule subterrâneo.
Cada folha chega a ter cerca de 3 a 7 centímetros, dependendo da época do ano. A folha é dividida em duas regiões: uma plana, responsável pela fotossíntese, e um par de lóbulos unidos pela base (como a concha de uma ostra) que captura as presas animais. A superfície interna dos lóbulos (que formam a armadilha) contém um pigmento vermelho e as suas bordas secretam néctar; tanto o pigmento como o néctar funcionam como iscas que atraem os insetos que servem de alimento à planta. Quando há captura do alimento inicia-se a digestão da presa que durará cerca de 10 dias. Após esse período, a armadilha abre estando pronta a ser reutilizada. Depois da captura de três insetos, a armadilha fica inutilizada, permanecendo aberta, e a planta ocupar-se-á apenas da fotossíntese.
A dioneia é encontrada em pântanos pobres em nitrogénio, no sudeste dos Estados Unidos. O solo pobre em nutrientes obriga a planta a criar armadilhas tão elaboradas para poder sobreviver.
Estas plantas também podem ser cultivadas em casa, num vaso, necessitando de cuidados especiais para vingarem!
Na cultura popular conhecem-se plantas semelhantes, geralmente maiores, capazes de digerir seres humanos e que "deliciam" a ficção das crianças, jovens, adultos e velhinhos!
.
.Trabalho de Margarida Matos - 3.º ano
.
5 comentários:
Que fixe a nossa escola e fantástica e alegre por a Teresa professora e o senhor professor são fofinhos
Concordo contigo Afonso mas concordo mesmo!(:
O senhora professora você é a mais fofinha do mundo
Gosto da tua Dioneia Margarida.
Joana disse...
Concordo contigo Sara.
Enviar um comentário