quinta-feira, 19 de março de 2015

PALAVRAS DO MUNDO

.
O mural Palavras do Mundo, onde todos os alunos colocaram uma palavra.
.
O mundo está a mudar, de forma avassaladora, muito devido aos avanços tecnológicos em diversas áreas, principalmente na da comunicação. Poderá mesmo dizer-se, sem qualquer exagero, que um simples clique quase eclipsou a palavra longe.
Curiosamente, ou talvez não, os grandes problemas da humanidade, neste mundo cada vez mais global, continuam por resolver: a guerra, a fome, a liberdade, a poluição, a educação, a justiça...
As palavras, todos o sabemos, podem configurar toda a espécie de anseios. Elas incitam, apaziguam, alegram, assustam, ferem, deslumbram, socorrem... E, por mais que "espiolhemos" outros povos, outras culturas, outras geografias, as palavras, as incontornáveis palavras, estão sempre presentes. Foi neste contexto que hoje, no Pavilhão da ADCRAJ, as quatro turmas da nossa escola levaram à cena Palavras do Mundo, atividade inserida na programação da Semana da Leitura. E os nossos alunos, por uma hora senhores das palavras, sentiram bem o seu poder, neste caso muito bem condimentado da necessária partilha.
Palavras do mundo: diferentes sonoridades, os mesmos anseios.
.
Os alunos do 1.º ano dramatizaram duas poesias de Matilde Rosa Araújo: "Golo" e "Tempo no jardim".
.
O 2.º ano apresentou Grufalão, de Axel Scheffler
.
O 3.º ano presenteou a plateia com O Limpa-palavras", de Álvaro Magalhães, e a coreografia de uma canção de José Cid
.
O 4.º ano representou História de um Papagaio, de António Torrado
.
.

1 comentário:

Unknown disse...

Joana disse...

Tantas palavras!