quarta-feira, 5 de junho de 2013

CICLO DO PÃO - TRAJES TRADICIONAIS

.
.
Aproxima-se o final do ano e, com ele, a Festa do Ciclo do Pão, marcada para 15 de junho.
Este ano a festa terá outras coordenadas, já que será organizada pela Junta de Freguesia. Não terá, portanto, a configuração de festa de escola. Mas terá outros aliciantes, com toda a certeza, pois irão participar as diversas instituições da freguesia: Escola do 1.º Ciclo, Jardim de Infância, Escuteiros, Cáritas e Associação (ADCRAJ).
A escola, não sendo, este ano, elemento preponderante, nem por isso deixará de marcar presença com a dignidade de sempre. E lá estará para cumprir o seu papel, propondo-se apresentar, através do protagonismo dos seus alunos, um desfile etnográfico que visa retratar uma determinada época em que os trabalhos do campo eram, sobretudo, manuais. E, para que a intenção se concretize, torna-se indispensável a colaboração, mais uma vez, da nossa comunidade educativa.
Os professores, nas respetivas salas, já começaram a falar do assunto. Para que o desfile seja um êxito é necessário arranjar roupas de uma determinada época, que retratem antigas formas de viver ou de estar: ceifeira, padeiro, cavador, aguadeira, moleiro, forneira, malhador..., assim como os devidos artefactos: cesta; peneira, foice, cantarinha, rodilha, sacho, tabuleiro, entre outros. E, já agora, será que alguém sabe a forma de arranjarmos um burro? É que daria um jeitão para representar o grão a ir para o moinho ou, então, a trazer os sacos de farinha.
Sabemos que as memórias, a pouco e pouco, se vão perdendo e, como alguém disse, um povo sem memórias não vai a lado nenhum. Há, pois, que resgatá-las. Vale o repto?
Contamos, como sempre, convosco. Obrigado.
.
.

Sem comentários: