sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LEITURAS E NOVAS TECNOLOGIAS

.
 .
A aprendizagem da leitura e da escrita tem sido "conquistada" com muito entusiasmo pelos alunos do 1.º ano. Para além do trabalho intenso na sala de aula, e entre outras atividades, a audição/leitura de histórias, a requisição de livros para lerem em casa (Projeto "Um livro, um tesouro") e o recurso às novas tecnologias são algumas das estratégias implementadas para a aquisição e desenvolvimento de competências.
Ontem, a história "O macaco e o viola" foi apresentada e explorada em suporte digital. As animações e os jogos educativos e interdisciplinares que a acompanham proporcionaram uma participação animada e ativa por parte dos alunos que, por momentos, substituíram o lápis pelo teclado do computador e a folha de papel pela "folha gigante" (como alguns chamam à tela).
Verdade seja dita, se há aprendizagens que requerem o seu tempo, há outras que parecem estar à simples distância de um clique. E, clique após clique, assim vão treinando para que possam empregar, com agilidade e versatilidade, diferentes formas de linguagem.
.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Interessante! Rita Mesquita