quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O SENHOR DO SEU NARIZ E OUTRAS HISTÓRIAS

.
.
À primeira vista, esta poderia ser uma outra versão da história do Pinóquio, o que veio logo à memória dos alunos do 3.º ano. Mas não. O senhor do seu nariz, um dos cinco divertidos contos deste livro de Álvaro Magalhães, é um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. "A vida deste rapaz vai dar para o torto." foi o que disse a fada quando ele nasceu. E foi isso que aconteceu.
Ao longo da história, os alunos são confrontados com as vantagens e desvantagens que essa "deficiência" vai originando. Ser diferente não era nada fácil, mas ainda assim o rapaz desta história encarava as dificuldades com ânimo e positivismo - "A minha vida estava mesmo a dar para o torto. (...) Mas eu não me queixava. E não desistia nem desanimava." E foi pensando desta forma que foi crescendo (o rapaz e o seu nariz também :)). A certa altura, algo acabou por melhorar a sua vida...
Após a exploração deste conto, os alunos do 3.º ano deixaram crescer (e de que maneira!) a sua imaginação e inventaram histórias semelhantes e bem divertidas. Por agora, aqui ficam alguns dos títulos das suas histórias.


O menino dos seus olhos - Francisco Paulo
O senhor dos seus ouvidos - Francisco Araújo
A menina do seu coração - Rita Mesquita
O menino do seu pescoço - Madalena Filipe
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi muito giro esccrever uma história!

Madalena Filipe

micael disse...

foi gira a historia