segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CRESCER DE MÃOS DADAS

.
.
.

Dando continuidade às atividades relacionadas com o projeto Crescer de Mãos Dadas, hoje foram as crianças de 5 anos do Jardim de Infância de Aldeia de Joanes que vieram até à nossa escola. Vestiam a curiosidade e a expetativa de quem começa a sentir que qualquer dia serão elas a lidar com outra etapa das suas aprendizagens escolares.
Entraram na sala dos alunos do 1.º ano e observaram o espaço, compararam formas de estar e sentaram-se junto dos colegas que se ofereceram para lhes lerem uma pequena história.
Em comum, para além de tantas vivências, todos sabiam que tinham tido um desafio entre mãos - ilustrarem o final do livro "A Costureira de Histórias". Pois, se bem se recordam, a Tia Mimi tinha costurado um abraço e colocou-o à porta da sua oficina. Mas o abraço tinha desaparecido! E não tinham lá deixado nenhuma moeda de prata, como era hábito acontecer com todas as peças que ela costurava e que alguém levava para fazerem parte de alguma história. Para onde teria ido aquele abraço? Quem o poderia ter levado?
Tinha chegado o dia de apresentarem os seus trabalhos, as suas ideias e de conhecerem o verdadeiro desfecho desta história... E assim fizeram!
Mais do que uma história, na sala de aula instalou-se uma cumplicidade saudável, "costurada" com o envolvimento de todos. Em cada ilustração entrelaçaram-se dizeres, partilharam-se experiências, e gostamos de acreditar que se despertaram outros desejos...
A hora de partir tinha chegado e o final da atividade culminou num abraço que saltou das páginas do livro e ganhou vida na escola.
Até qualquer dia, amigos! 
.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Que lindos abraços a ilustrar a história, tão grandes e tão sinceros, como os que se vêm nas fotos. Está quase, é já em setembro que ocuparão as cadeirinhas da escola, com grande expetativa.
Teresa Godinho Nogueira