sexta-feira, 27 de abril de 2012

O FEITICEIRO E A BOLA DE CRISTAL

 .
.
Terça-feira, dia 24 de Abril, fomos à Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade assistir à Hora do Conto, onde ouvimos a história «O feiticeiro e a bola de cristal».
Então vou contar a história. Era uma vez um feiticeiro muito mau que não gostava de conhecer pessoas. Ele vivia num castelo cinzento com cinco torres. Ele fazia poções muito malucas, por exemplo: viajava no tempo para trás e depois não conseguia voltar, viajava no tempo mais para a frente e finalmente voltava para o tempo normal.
Passados estes dias todos ele teve uma ideia, e a ideia dele foi casar. Então foi ver à sua bola de cristal, que já era muito antiga, para ver imagens de donzelas, mas tinha de dizer três vezes umas palavras. O problema é que eu só me lembro de duas palavras, que são "zandaqui, chailam", e a outra já não me lembro. Ao dizer estas palavras apareceu na bola de cristal uma rapariga, ele apaixonou-se por ela e pediu aos seus cavaleiros que a fossem buscar. Então eles cavalgaram pela floresta escura e tiveram de lutar contra dois dragões que cuspiam fogo. Finalmente lá chegaram, raptaram a rapariga e levaram-na para o castelo.
.
O feiticeiro desceu as escadas viu que a donzela era mais bonita ao vivo do que na sua bola. Então, sem lhe perguntar se queria casar com ele, quis casar com ela logo ali, mas a rapariga disse «casar contigo, nunca!».
O feiticeiro ao ouvir aquilo ficou tão furioso que a prendeu na torre mais alta e fechou-a com sete voltas. A rapariga ficou muito triste e a chorar.
Um dia um cavaleiro que guardava a torre subiu as escadas e abriu a porta onde a ela estava. Então olharam um para o outro e apaixonaram-se. O cavaleiro levou a donzela com ele num cavalo branco e fugiram os dois. Cavalgaram, cavalgaram até ser de manhã.
O feiticeiro foi ver a sua bola de cristal, mas como a bola já era velha ele viu que a rapariga estava à janela e que os cavaleiros a estavam a guardar. Então a bola, não sei explicar, ficou maluca e o feiticeiro deu-lhe uma pancada e depois ela acalmou e o feiticeiro viu que o cavaleiro estava num cavalo branco com a donzela. Ele ficou tão furioso que a bola caiu e abriu-se um buraco que engoliu o feiticeiro e o castelo, e depois apareceu um bonito jardim.
Adorei esta história.
.
Texto: Rita Duarte - 2.º ano
Ilustração: Rita Mesquita - 2.º ano
Fotografia cedida pela Biblioteca Eugénio de Andrade
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninos, gostámos muito da vossa visita à biblioteca. Mas estive a ler este texto, muito bem escrito pela Rita e não posso deixar de a ajudar com as palavrinhas mágicas, portanto, Rita as palavras do Feiticeiro com muito mau génio são "Zaldequi, Chaildram e balbesqui". Até à próxima e beijinhos para todos da Bela Donzela!!!

Rita Duarte disse...

Obrigada!!!


Rita Duarte