sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PÃO COM CHOURIÇO

..
Há rotinas boas e reconfortantes.
Todos os anos, por esta altura, a nossa escola dedica um dia às andanças da confeção do pão. Os alunos gostam deste género de atividades, pois são propiciadoras de momentos em que eles estão de uma forma mais liberta, mais descontraída, e as aprendizagens se fazem em interação. E, no consumar dos factos, todos eles já sabem os principais passos a dar para que o pão ganhe forma e possa ser saboreado.
Este ano, mais uma vez com a colaboração da nossa colega Ivone, que aqui trabalhou durante alguns anos - obrigado, Ivone! - quisemos fazer uma sessão um pouco diferente e, para além do habitual pão simples, resolvemos fazer pão com chouriço. E em boa hora o decidimos, pois os nossos pequenotes adoraram.
Tudo começou com a conjugação das ações que os mais velhos já muito bem sabem, mas vendo os mais novos a seguir-lhes as pisadas: amassar, fintar (pausa), tender (é nesta operação que se colocam as rodelas de chouriço) e cozer. Depois, já com as papilas gustativas bem despertas, chega a recompensa de todo o esforço no saborear do apetitoso pão.
Estava bom, podem crer, que nós também não nos coibimos de o provar.
Se mais houvesse...!
.
.

1 comentário:

ivone disse...

É sempre com prazer que colaboro nesta iniciativa realizada na escola que tão boas recordaçôes me deixou. Sempre que precisarem estarei disponível.
Bom trabalho!
Beijinhos a todos.