sexta-feira, 13 de maio de 2011

A SERRA DA GARDUNHA

. .

A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental com cerca de 1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa, no distrito de Castelo Branco, concelho do Fundão. A Serra da Gardunha também é conhecida por "Guardunha" (palavra árabe que significa "refúgio"). Esta serra apresenta várias linhas de água: ribeiros, lagoas, poços, nascentes, onde podemos observar amieiros, freixos, salgueiros... Nas zonas onde a água é mais escassa crescem os matos (giestas...). Na vertente norte da Serra, que é mais arborizada, podemos encontrar pinheiros, castanheiros e carvalhos. É também nesta zona que podemos observar a Abrótea (Asphodelus bento-rainhae), uma planta que não existe em mais lugar nenhum do mundo e que está em perigo crítico de extinção. Em relação à fauna da Serra, as classes mais relevantes que a compõem são os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Foram registadas mais de 80 espécies de aves (corvos, o cartaxo, a perdiz-comum, aves de rapina, o pintarroxo, o chapim-real, o melro-azul...) e cerca de 12 espécies de mamíferos (sendo os mais comuns, o coelho de cauda, cervos e javalis). Infelizmente algumas espécies de animais já se encontram ameaçadas, como é o caso da Salamandra Lusitânica, do Lagarto-de-água, da Águia-calçada...

A nossa sobrevivência depende da biodiversidade, por isso, cabe-nos preservar e conservar os habitats naturais porque, se não o fizermos, um dia todos eles se tornam vulneráveis ou ameaçados de extinção ou mesmo extintos. Sejamos amigos da Natureza!

Texto colectivo - 3º ano

1 comentário:

Isabel Adriano disse...

Parabéns pelo tema, a biodiversidade tem uma grande importância na nossa vida e é-lhe devida a nossa homenagem e preocupação de conservação. Unidos desta forma é possível impedir o aumento de espécies em vias de extinção. Somos nós quem depende da natureza, por isso é bom conhecê-la melhor. Bem hajam :)