domingo, 15 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA 11 - RESULTADOS

.
Esta semana o nosso problema trouxe-nos um bando de patos que, felizmente chegou a bom porto.
As primeiras respostas ainda "patearam" um bocadinho, mas depressa os concorrentes se recompuseram. Vamos lá então à explicação.
Uma boa forma de resolver este tipo de problemas é começar pelo final, e é o que vamos fazer. Ora, se bem se recordam, à chegada foram contados 36 patos. Contudo, no dia anterior, o sexto da viagem, "juntaram-se ao bando tantos patos quantos ele ainda tinha", ou seja, metade de 36. Logo, 36 : 2 = 18.
Como no quinto dia de viagem tinham ficado 5 patos para trás, isso significa que, na altura, iam no bando 23 aves (18 + 5 = 23).
Recuando até ao quarto dia, verificamos que um caçador fez três vítimas entre os patos. O que significa que, antes desse facto, o bando tinha mais 3 elementos. Daí, 23 + 3 = 26
Recuando ainda mais no tempo, podemos verificar que, no segundo dia, o bando foi reforçado com 7 patos de outro bando. Se estiverem a seguir o raciocínio, facilmente percebem que temos que os subtrair, pois antes não estavam lá. E a nossa contabilidade fica da seguinte forma: 26 - 7 = 19
E eis-nos, na nossa viagem inversa, chegados ao primeiro dia. Como se recordam, nesta data morreram 2 patos que já partiram doentes. Há, pois, que adicioná-los, pois eles faziam parte do bando à partida.
19 + 2 = 21
Ou seja, respondendo directamente à questão, eram 21 os patos à partida.
.
Esta semana, no que respeita a vencedores, temos uma novidade. O primeiro a responder correctamente foi o Duarte Antunes, que assim se estreia na galeria de vencedores. Parabéns, Duarte, desta vez o chocolate é teu!
E pronto, sexta há mais. Até lá, uma boa semana para todos!
.
.

Sem comentários: