domingo, 31 de janeiro de 2010

PROBLEMA DA SEMANA - SOLUÇÃO E RESULTADOS

.
E pronto, chegou ao fim o tempo para a resolução de mais um problema da semana.
A questão, desta vez, versava tijolos, e requeria dos participantes que olhassem para o óbvio, interpretando apenas o que constava no texto do problema. Alguns baralharam-se um pouco com a questão dos meios, mas se estivessem atentos a coisa resolvia-se com alguma facilidade. Ora vejamos:
Se um tijolo pesa 1 Kg, mais meio tijolo, então meio tijolo pesa 1kg. Logo, um tijolo pesa 2 Kg e um tijolo e meio pesa 3 Kg.
O primeiro concorrente a dar o resultado correcto foi a Adriana Pereira, que vence pela quinta vez. Parabéns, Adriana! Segunda-feira, como é habitual, receberás o teu chocolate.
Para a semana - e levantando um pouco o véu - vamos trazer-vos datas e aniversários. Até lá, uma boa semana para todos!
.
.

7 comentários:

Anónimo disse...

Se um tijolo pesa 1Kg mais meio tijolo, dois tijolos pesam 2Kg mais um tijolo inteiro, pelo que um tijolo pesa 1,5Kg. A ser assim, um tijolo e meio pesará 2,250Kg

AC disse...

Caro anónimo, obrigado por expressar a sua opinião e dar o seu contributo a esta actividade. No entanto, o seu raciocínio não está correcto. Não quer pensar um pouco melhor? Vá lá, não custa nada. :)

AC disse...

"Se um tijolo pesa 1Kg mais meio tijolo, dois tijolos pesam 2Kg mais um tijolo inteiro, pelo que um tijolo pesa 1,5Kg. A ser assim, um tijolo e meio pesará 2,250Kg"

Se dois tijolos pesam 2Kg mais um tijolo, é óbvio que o peso de cada tijolo é de 2Kg, logo dois tijolos pesam 4Kg e não 3, como sugere. Assim sendo, um tijolo (2 Kg) mais meio tijolo (1 Kg) pesam 3 Kg. Está esclarecido?

Anónimo disse...

Ou a pergunta esta mal formulada ou não sei. Ainda nao entendi......

AC disse...

Bem, quem diz a verdade não merece castigo. :) Desculpe a graçola.
Ora vamos lá a ver se desta vez sou mais explícito. Comecemos então pela sua argumentação:
"Se um tijolo pesa 1Kg mais meio tijolo, dois tijolos pesam 2Kg mais um tijolo inteiro..."
Até aqui vai no caminho certo. Onde as coisas começam a descambar é a seguir...
"...pelo que um tijolo pesa 1,5Kg."
Errado. Um tijolo, sendo metade do peso, tem que ter o mesmo peso da outra metade, ou seja, pesa 2 Kg. Logo, 2 tijolos pesam 4 Kg, e não 3 Kg, como defende. Já está a ver onde está o erro?
Não sei se fui explícito, mas tentei. Espero ter-lhe sido útil.

Anónimo disse...

Eu já percebi. Confesso que a 31 de janeiro, 23:42, ainda não tinha percebido. Trata-se, na verdade, de um problema de Língua Portuguesa. Aliás, para a resolução de problemas matemáticos, perceber o enunciado é mais que meio caminho andado.
Obrigado, professor Agostinho.

Anónimo disse...

Acho muito interessante a oferta dos chocolates.