quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A VISITA, O BOLO E O EQUILÍBRIO

Pelas suas mãos já passaram centenas de alunos.
Não gosta de alaridos, cultivando, em simultâneo, a discrição e a eficácia na sua prática pedagógica. No seu jeito "low profile" é muito amiga do seu amigo, e para ela a solidariedade não é palavra vã.
Há cinco anos nesta escola, à prof.ª Ivone foi distribuída, no início deste ano lectivo, a turma do 1.º ano. Mas a vida tem muitos imponderáveis, e a necessidade de uma intervenção cirúrgica à tiróide implicou a sua substituição.
A cirurgia, embora resolvesse o problema de fundo, afectou-lhe as cordas vocais, impedindo-a de regressar ao activo. Teve que fazer sessões de terapia da fala que, felizmente, têm dado os seus frutos.
Na semana passada fez-nos uma visita. Matou saudades da escola, fez perguntas, pôs a conversa em dia. O andamento da “sua” turminha fez parte da agenda, como não podia deixar de ser. O prof. Tiago, o seu substituto, tranquilizou-a.
No intervalo, quando nos preparávamos para tomar café, em cima da mesa sorria para nós um bolo de aspecto delicioso. De quem é, de quem não é… tinha sido a “nossa” Ivone que o tinha trazido, claro. Ela sabe que, tal como cantava Sérgio Godinho, a vida é feito de pequenos nadas. E o bolo estava mesmo uma delícia, podem crer! De tal modo que não resisto a divulgar a sua receita, que a Ivone teve a amabilidade de nos deixar e que, com certeza, não se importa que eu aumente o leque da sua partilha. Então cá vai:
.
.........................BOLO DE CENOURA
.
......6 ovos
......2 chávenas (almoçadeiras) de açúcar
......2 chávenas (almoçadeiras) de farinha
......2 colheres de chá de pó Royal
......½ chávena de óleo ou azeite
......2 cenouras grandes raladas
......A forma a utilizar deve ser untada de manteiga e polvilhada com farinha.

.
......Obrigado, Ivone!
......Já agora, um recado ao ouvido: o teu sentido de equilíbrio faz-nos falta. Até breve.
.

10 comentários:

Luísa Braga disse...

Esperemos que recupere rápidamente e continue a fazer tantos meninos felizes!!

Anónimo disse...

As tuas guloseimas realmente são uma delícia!Habituaste-me a elas desde o tempo de Santa Teresinha!Podes continuar!
Entre as centenas de alunos que te passaram pelas mãos,o meu filho foi um deles.Mais uma vez, OBRIGADA pela«mãe» que foste na sala de aula,pelo teu ouvido sempre disponível,pela tua amizade, pelos mails que animam...
Aparece SEMPRE.
Graça C.

Anónimo disse...

Bem hajam pelas vossa amáveis palavras.Fiquei muito sensibilizada e de lágrima ao canto do olho.Espero recuperar em breve!Até lá um grande beijo para todos e um especial para os pequenotes.
Ivone

Anónimo disse...

A minha filha também foi mais uma das centenas que lhe passaram pelas mãos, graças à boa vontade demonstrada em a receber já a meio do 1º ano. Não me esqueci.
Quantos aos bolos, são realmente muito bons!
Um abraço "cor-de-rosa"!!!
Ana Cristina

Anónimo disse...

Professora Ivone, estamos cheios de saudades suas, tem de nos fazer uma visita...
Eu quero que a professora fique cheia de saúde!
Inês Barroso Valério

Anónimo disse...

Eu gostei muito de saber mais acerca do panda gigante.As três ultimas fotos são as fichas que nós fizemos.
Beatriz Gomes Esteves

Anónimo disse...

Eu gosto muito da professora Ivone, e espero que ela volte depressa e que fique melhor.
Um beijinho muito grande da Adriana do 3.º ano

Anónimo disse...

A professora Ivone é muito fixe, e eu gostava muito, muito, da professora Ivone. Eu sei que já passou por muitas turmas.
Um beijinho muito grande da Maria Mesquita do 3.º ano

Anónimo disse...

Pois é senhora PROFESSORA, sem os outros, a vida, o amor e a felicidade, não passam de utopias. Estamos todos interligados por uma infinidade de fios. SE NOS ENTENDEMOS!!!
Uma vida depende doutra e nenhuma se desenvolve sem as outras.
Um beijinho Margarida

Anónimo disse...

Pois é Sra. Professora a sua visita é sempre muito desejada e eu que diga, pois quando vem cá tem sempre o seu ombro amigo preparado para me ouvir como quando cá estava todos os dias, sempre com as suas palavras amigas, sempre com os seus conselhos, e não esquecendo os nossos doces claro, desejo de boa recuperação e esperamos mais visitas muitos beijinhos Teresa