quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

EXPLORAÇÃO DE UM TEXTO INFORMATIVO

.
Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto.

Textos informativos são textos não ficcionais que descrevem, explicam e transmitem informação factual ou opiniões sobre determinado assunto.
Ontem, no âmbito do PNEP, a turma do 3.º ano experimentou algumas formas de exploração deste tipo de textos.
.
A actividade desenrolou-se da seguinte forma:
- Apresentação do título do texto.
- Perguntar aos alunos se acham que é uma história (texto de ficção) ou não e solicitar-lhes razões que justifiquem a sua opinião.
- Pedir aos alunos que “adivinhem” o assunto do texto, justificando a sua opinião.
- Apresentar aos alunos uma lista de expressões extraídas do texto.
- Em pequenos grupos de trabalho, pedir aos alunos que relacionem as diferentes expressões e antecipem o assunto do texto.
- Cada grupo apresenta a sua proposta sobre o conteúdo do texto, explicando as associações de ideias ou conceitos que a justificam.
- Discussão colectiva sobre as propostas apresentadas.
- Distribuição do texto e leitura.
- Realçar, através de questões, a relação entre as causas de extinção dos pandas e o efeito do seu desaparecimento.
- Servindo-se das questões, pedir às crianças que identifiquem no 3.º e 4.º parágrafos do texto as causas de extinção dos pandas.
- Apresentação, pelo professor, de um esquema gráfico que traduza a relação multicausal da extinção dos pandas.
- Preenchimento, por cada criança, do esquema com as causas encontradas.
- Após a identificação da extinção, cada criança sublinha no texto as referidas causas.
- Consulta no dicionário, pelos alunos, do significado da palavra “extinção”.
- Identificação colectiva de exemplos de espécies animais que desapareceram da Terra (dinossauro, mamute, sapo dourado, lobo da Tasmânia, dodó…).
- Formação de grupos para posterior pesquisa sobre animais em vias de extinção.
- Realização de uma sopa de letras com animais que se encontram em vias de extinção.
- Preenchimento de uma ficha de registo.
.
Entretanto os grupos formados já começaram a pesquisar acerca do panda gigante. Amanhã, com o material recolhido, irá efectuar-se o tratamento dos dados.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

A aula sobre o panda gigante foi um espectáculo.Eu aprendi muitas coisas sobre o Panda gigante.
henrique.

Anónimo disse...

Olá, banda da barulheira!
Gosto muito das vossas músicas.BEATRIZ CORREIA

Anónimo disse...

Eu gostei muito de fazer o trabalho do panda gigante.
Ficámos a saber porque é que ele está a desaparecer.
Juliana Reis Pereira

Anónimo disse...

Eu gostava de ajudar a salvar o panda gigante. Mas como não posso vou pesquisando para saber mais sobre o assunto para poder contar a outras pessoas.
Maria Inês