quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

UM LOBO PELA TRELA

.
"Um lobo pela trela", de Guido Visconti, é um livro recomendado para o 2.º ano de escolaridade. Este conto tradicional, baseado num divertido jogo de inteligência e lógica, põe à prova a esperteza do leitor e do protagonista.
.
 .
Personagens da história: Osvaldo, um lobo, uma couve e uma ovelha.
.
Desafio:  Osvaldo tem de levar a couve, a ovelha que gosta de couves e o lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar mais difícil a sua tarefa, ele tem de atravessar um rio numa barca pequenina, onde não cabem todos, e evitar que a ovelha coma a couve e que o lobo coma a ovelha.
.
 .
Em primeiro lugar, Osvaldo levou a ovelha para a outra margem do rio. Como o lobo não gosta de couves, os dois esperaram, sem qualquer problema, pelo regresso de Osvaldo.
.
.
A ovelha chegou sã e salva ao outro lado do rio e ali ficou à espera...
Osvaldo regressou para junto da couve e do lobo. E agora? Quem iria levar em segundo lugar: a couve ou o lobo? E será que decidir quem vai em 2.º ou em 3.º lugar é o mais importante?
.
.

Neste momento, o lobo desejava ser o próximo a atravessar o rio, pois assim, enquanto Osvaldo fosse buscar a couve, poderia comer a deliciosa ovelha. Por sua vez, a ovelha, na outra margem, não tirava os olhos da couve...
.

Após algumas tentativas, os alunos do 2.º ano resolveram com sucesso este desafio de lógica que, à primeira vista, parecia não ter solução. 
Podemos garantir-vos que, apesar das dificuldades e dos obstáculos, todos chegaram ao seu destino. Acima de tudo, o importante foi não terem desistido de encontrar uma solução e envolverem-se coletivamente nesta divertida travessia pedagógica e literária.
.
.
E não, não vamos revelar a solução, pois se gostamos de participar em desafios, também gostamos de desafiar... :)
.

2 comentários:

Diogo 4 ano disse...

Tão giro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Guilherme 4°ano disse...

Vocês são um espetáculo!!!