terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A VISITA DA SERRANA

.
.
Hoje, na nossa planificação, estávamos a contar com visitas. Mal chegaram, e ainda sem qualquer apresentação, ouviu-se um grito:
- Tiaaa!!!
Era a Joana Augusto, a correr de braços abertos para a Marta, sua tia. Ela e o João, o marido, eram os nossos visitantes de hoje, convidados da Susana, coordenadora do Projeto "Adote um amigo", e traziam com eles a Serrana, uma pujante cadela da raça Serra da Estrela. Vinham-nos falar, de um modo geral, dos cuidados a ter com cães, das suas especificidades, dos seus afetos...
.
.
Enquanto o João e a Marta falavam - com a colaboração da Joana, que estudou bem a lição - perante uma plateia atenta, a Serrana manteve-se sempre tranquila. E só depois da sessão de perguntas e respostas, muito requisitada (sim, que as crianças têm uma curiosidade do tamanho do mundo) é que a Serrana se tornou protagonista. Sempre com uma pose dócil, a dar confiança à aproximação, permitiu todas as festinhas requisitadas. De tal forma que até os mais medrosos ousaram combater fobias, adquiridas, num ou noutro caso, por más experiências anteriores com cães, mas na maioria dos casos pela perversidade da demasiada exposição televisiva.
A Serrana, a fazer jus à reputação da raça Serra da Estrela - dócil, fiel, dedicada... - esteve à altura das circunstâncias. E, sem se dar conta, contribuiu, e de que maneira, para o alargar de horizontes dos nossos alunos sobre o mundo que os rodeia.
.
.

4 comentários:

Daniela Mendes 4ºano disse...

A serrana faz poses muito engraçadas!:);).

Diogo Monteiro disse...

A Serrana é tão fofinha.:-()

Alexandra 4.ºano disse...

Concordo! :-)

Alexandra 4.ºano disse...

:-o fofinha.