quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"OFICINA DO LOBO" COM MARINA PALÁCIO

.
.
A problemática dos animais em vias de extinção é cada vez mais uma situação real e preocupante. Das 395 espécies ameaçadas, o Lobo Ibérico (Canis Lupus Signatus) é um dos animais em risco. 
.
.
Foi neste contexto que decorreu na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade a "Oficina do Lobo" - Oficina Selvagem e Poética de escrita criativa, ilustração/artes plásticas para a arte de contar estórias verdadeiras e imaginárias do Lobo Ibérico no seu habitat natural, em Portugal - dinamizada por Marina Palácio, escritora, ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora.
.
.
A partir da visualização da curta-metragem de animação "Raquel Silvestre, a pastora", de Marina Palácio, e da leitura e exploração de diversos livros - Lobo Grande e Lobo Pequeno, de Nadine Brun-Cosme e Olivier Tallec; O Livro da Selva, de Rudyard Kipling; O Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal... - os alunos do 4.º ano foram levados a refletir sobre a vida do Lobo Ibérico (habitat, alimentação, reprodução, características, causas para a sua extinção...) que, apesar de protegido por lei, ainda é vítima de perseguição humana e prejudicado por mitos e opiniões muito depreciativas. 
.
.
Para além da simpatia e da capacidade de nos envolver durante toda a sessão, Marina Palácio cativou-nos através das leituras, da arte de criar, das palavras de sensibilização, fazendo-nos sentir a urgente necessidade de mudança ao nível das atitudes ambientais, mas também a magia das expressões literária e plástica, onde a liberdade imaginária de cada um nos levou a desejar que esta, e tantas outras espécies de animais em vias de extinção, continuem a habitar o nosso Planeta.
.
Criação plástica: Eduardo Lopes - 4.º ano
.
Agradecemos o convite que nos foi feito e deixamos os nossos parabéns a Marina Palácio pela sua extraordinária "oficina", pela  forma como nos sensibilizou e encantou.
.

1 comentário:

Alexandra 4.ºano disse...

Que giro um lobo a apertar a mão a um homem que giro.